"Cru Não Se Come E Cozido Se Joga Fora"

Reza May 8, 2022
Cru não existe e cozido não se come? Charada e Resposta Geniol

Essa é uma expressão popular que tem origem no Brasil e que indica que os alimentos crus podem ser prejudiciais à saúde e que os alimentos cozidos que foram mantidos por muito tempo podem causar intoxicação alimentar. A expressão é principalmente utilizada para indicar que os alimentos devem ser preparados corretamente antes de serem consumidos.

Origem da expressão

A origem da expressão “cru não se come e cozido se joga fora” não é muito clara, mas é provável que tenha surgido a partir de experiências alimentares de pessoas que ficaram doentes após comerem alimentos crus ou mal cozidos. Além disso, a expressão também pode ter sido influenciada por crenças populares sobre a relação entre a saúde e a alimentação.

Significado da expressão

A expressão “cru não se come e cozido se joga fora” significa que os alimentos crus podem conter bactérias, vírus e outros micro-organismos que podem causar doenças e que os alimentos cozidos que foram mantidos por muito tempo podem estar contaminados por bactérias e fungos que podem causar intoxicação alimentar. Dessa forma, a expressão indica que os alimentos devem ser preparados corretamente antes de serem consumidos e que os alimentos que foram mantidos por muito tempo devem ser descartados.

Alimentos crus

Os alimentos crus são aqueles que não passaram por nenhum processo de cozimento ou aquecimento. Alguns exemplos de alimentos crus são:

  • Frutas
  • Verduras
  • Carnes
  • Peixes
  • Ovos
  • Leite e derivados

Os alimentos crus podem conter micro-organismos que podem causar doenças, como salmonela, E. coli e listéria. Por isso, é importante lavar bem os alimentos antes de consumi-los e cozinhá-los adequadamente.

Alimentos cozidos

Os alimentos cozidos são aqueles que passaram por um processo de cozimento ou aquecimento. Alguns exemplos de alimentos cozidos são:

For more information, please click the button below.
  • Carnes
  • Peixes
  • Legumes
  • Arroz
  • Feijão
  • Massas

Os alimentos cozidos devem ser mantidos em temperaturas adequadas para evitar a contaminação por bactérias e fungos. Além disso, é importante consumir os alimentos cozidos logo após o preparo ou mantê-los refrigerados para evitar a proliferação de micro-organismos.

Prevenção de doenças causadas por alimentos

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir doenças causadas por alimentos, como a salmonela, E. coli e listéria:

  • Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos;
  • Lave bem os alimentos antes de consumi-los;
  • Cozinhe bem as carnes, peixes e ovos;
  • Evite consumir alimentos crus ou mal cozidos;
  • Evite deixar os alimentos cozidos em temperatura ambiente por muito tempo;
  • Armazene os alimentos corretamente na geladeira ou no freezer;
  • Consuma os alimentos cozidos logo após o preparo ou mantenha-os refrigerados.

Conclusão

A expressão popular “cru não se come e cozido se joga fora” indica que os alimentos devem ser preparados corretamente antes de serem consumidos e que os alimentos que foram mantidos por muito tempo devem ser descartados. Os alimentos crus podem conter micro-organismos que podem causar doenças, enquanto os alimentos cozidos que foram mantidos por muito tempo podem estar contaminados por bactérias e fungos. Por isso, é importante tomar medidas simples para prevenir doenças causadas por alimentos, como lavar bem as mãos e os alimentos, cozinhar adequadamente as carnes e peixes, evitar consumir alimentos crus ou mal cozidos e armazenar os alimentos corretamente na geladeira ou no freezer.

FAQs

1. Por que os alimentos crus podem ser prejudiciais à saúde?

Os alimentos crus podem conter micro-organismos, como bactérias, vírus e parasitas, que podem causar doenças, como salmonela, E. coli e listeria. Por isso, é importante lavar bem os alimentos antes de consumi-los e cozinhá-los adequadamente.

2. É possível consumir alimentos crus com segurança?

Sim, é possível consumir alimentos crus com segurança, desde que sejam adotadas medidas adequadas para evitar a contaminação. Algumas medidas incluem lavar bem os alimentos antes de consumi-los, utilizar utensílios e superfícies limpas e evitar o contato entre alimentos crus e alimentos cozidos.

3. Como evitar a intoxicação alimentar?

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a intoxicação alimentar, como lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos, cozinhar adequadamente as carnes, peixes e ovos, evitar consumir alimentos crus ou mal cozidos, armazenar os alimentos corretamente na geladeira ou no freezer e consumir os alimentos cozidos logo após o preparo ou mantê-los refrigerados.

Related video of cru nao se come e cozido se joga fora

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait