Correlacionando As Frases Com Os Tipos De Predicado

Reza May 24, 2022
Tipos de Predicado TchartAntonio

Na língua portuguesa, o predicado é a parte da oração que traz informações sobre o sujeito, sendo responsável por transmitir a ação, o estado ou a qualidade. Existem diferentes tipos de predicado, que podem ser identificados a partir das características das frases que compõem a oração. Neste texto, vamos correlacionar algumas frases com os tipos de predicado correspondentes.

Predicado verbal

O predicado verbal é aquele que traz uma ação realizada pelo sujeito. Ele é composto por um verbo transitivo ou intransitivo, que expressa a ação realizada. Algumas frases que apresentam predicado verbal são:

  • Eu estudo todos os dias para as provas.
  • O cachorro late para chamar a atenção dos donos.
  • Os alunos responderam às perguntas do professor.

Em todas essas frases, é possível identificar uma ação realizada pelo sujeito. No primeiro exemplo, o sujeito realiza a ação de estudar. No segundo, o sujeito realiza a ação de latir. No terceiro, o sujeito realiza a ação de responder.

Predicado nominal

O predicado nominal é aquele que traz informações sobre o estado ou a qualidade do sujeito. Ele é composto por um verbo de ligação (ser, estar, ficar, parecer, continuar etc.) e um predicativo do sujeito, que é o termo que traz a informação sobre o estado ou a qualidade do sujeito. Algumas frases que apresentam predicado nominal são:

  • Meu irmão é médico.
  • As flores ficaram murchas com o sol forte.
  • O céu parece estar mais azul hoje.

Em todas essas frases, o predicado traz informações sobre o estado ou a qualidade do sujeito. No primeiro exemplo, o sujeito é meu irmão e o predicativo do sujeito é médico, ou seja, o estado do sujeito é ser médico. No segundo exemplo, o sujeito é as flores e o predicativo do sujeito é murchas, ou seja, o estado do sujeito é estar murchas. No terceiro exemplo, o sujeito é o céu e o predicativo do sujeito é mais azul, ou seja, a qualidade do sujeito é ser mais azul.

Predicado verbo-nominal

O predicado verbo-nominal é aquele que apresenta informações tanto sobre a ação realizada pelo sujeito quanto sobre o estado ou a qualidade do sujeito. Ele é composto por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito, assim como no predicado nominal, e por um verbo transitivo direto ou indireto, que expressa a ação realizada pelo sujeito. Algumas frases que apresentam predicado verbo-nominal são:

For more information, please click the button below.
  • Minha mãe ficou feliz com o presente que recebeu.
  • O professor considerou a resposta dos alunos muito boa.
  • Os jogadores deixaram o técnico orgulhoso com a vitória.

Em todas essas frases, é possível identificar tanto a ação realizada pelo sujeito quanto o estado ou a qualidade do sujeito. No primeiro exemplo, o sujeito é minha mãe, a ação realizada pelo sujeito é ficar e o predicativo do sujeito é feliz, ou seja, o estado do sujeito é ser feliz. No segundo exemplo, o sujeito é o professor, a ação realizada pelo sujeito é considerar e o predicativo do sujeito é muito boa, ou seja, a qualidade do sujeito é ser muito boa. No terceiro exemplo, o sujeito é os jogadores, a ação realizada pelo sujeito é deixar e o predicativo do sujeito é orgulhoso, ou seja, o estado do sujeito é ser orgulhoso.

Conclusão

Em resumo, os diferentes tipos de predicado permitem que as frases transmitam informações sobre ações, estados e qualidades dos sujeitos. A partir da análise das frases, é possível identificar qual tipo de predicado está sendo utilizado e, assim, compreender melhor o significado da oração.

FAQs

1. Como identificar o tipo de predicado de uma frase?

Para identificar o tipo de predicado de uma frase, é preciso analisar o verbo utilizado na oração. Se o verbo expressa uma ação realizada pelo sujeito, o predicado é verbal. Se o verbo é de ligação e é acompanhado por um predicativo do sujeito, o predicado é nominal. Se o verbo é de ligação e é acompanhado por um predicativo do sujeito e por um verbo transitivo direto ou indireto, o predicado é verbo-nominal.

2. É possível que uma frase apresente mais de um tipo de predicado?

Sim, é possível que uma frase apresente mais de um tipo de predicado, especialmente no caso do predicado verbo-nominal, que traz informações tanto sobre a ação quanto sobre o estado ou a qualidade do sujeito.

3. O que é um predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é o termo que traz informações sobre o estado ou a qualidade do sujeito na oração. Ele é utilizado nos predicados nominal e verbo-nominal e é sempre acompanhado por um verbo de ligação, que pode ser ser, estar, ficar, parecer, continuar etc. Exemplos de predicativos do sujeito são médico, murchas e mais azul.

Related video of correlacione as frases com os tipos de predicado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait