Cordel Em Homenagem Ao Dia Da Consciência Negra

Reza July 15, 2021
22 Frases sobre o Dia Nacional da Consciência Negra Reflexão do Dia

O cordel é um gênero literário popular brasileiro, que surgiu no Nordeste do país no século XIX. É uma poesia rimada e metrificada, geralmente impressa em folhetos ilustrados, que conta histórias do cotidiano do povo. E neste ano de 2021, em homenagem ao dia da consciência negra, nada melhor do que falar sobre a importância da cultura e luta negra no cordel.

A história do cordel e a luta negra

O cordel nasceu no Nordeste brasileiro, principalmente em Pernambuco, em meados do século XIX. Nessa época, a população era majoritariamente negra e pobre, e não tinha acesso à educação formal. Por isso, o cordel se tornou uma forma de levar informação, cultura e entretenimento para esse povo.

Com o passar do tempo, o cordel se espalhou pelo país e passou a abordar temas diversos, como amor, religião, política e até mesmo acontecimentos históricos. E, é claro, a luta negra sempre foi um tema recorrente no cordel.

Os poetas populares do cordel sempre foram sensíveis às injustiças sofridas pelos negros e negras no Brasil. Eles denunciavam a escravidão, a discriminação racial e a falta de oportunidades para a população negra. Além disso, muitos poetas negros e negras também utilizaram o cordel como forma de valorizar a cultura africana e afro-brasileira.

A importância da cultura negra no cordel

A cultura negra sempre teve uma presença forte no cordel. Muitos poetas populares utilizavam elementos da cultura africana e afro-brasileira em suas obras, como a capoeira, a umbanda, o candomblé e a culinária.

Além disso, o cordel também foi responsável por valorizar a literatura de cordel de autores negros e negras, que muitas vezes não tinham espaço na literatura tradicional. Autores como Patativa do Assaré, Solano Trindade e Carolina Maria de Jesus são exemplos de escritores que utilizaram o cordel como forma de expressão e resistência.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O cordel é uma manifestação cultural que nasceu da luta e resistência do povo nordestino, e que sempre esteve presente na luta negra no Brasil. É um gênero literário que valoriza a cultura popular e que tem o poder de levar informação e conhecimento para as pessoas.

Neste dia da consciência negra, é importante lembrar da importância da cultura negra no cordel e em outras manifestações culturais do país. Devemos valorizar e respeitar a cultura e a luta negra, para que possamos construir um país mais justo e igualitário para todos.

FAQs

1. O que é o dia da consciência negra?

O dia da consciência negra é comemorado em 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um líder negro que lutou contra a escravidão no Brasil. É uma data importante para valorizar a cultura e a luta negra no país.

2. O que é cultura popular?

Cultura popular é o conjunto de manifestações culturais de um povo, que são transmitidas de geração em geração. São exemplos de cultura popular: música, dança, artesanato, culinária, literatura de cordel, entre outros.

3. Quem são alguns autores negros e negras que utilizaram o cordel como forma de expressão?

Alguns exemplos de autores negros e negras que utilizaram o cordel como forma de expressão são: Patativa do Assaré, Solano Trindade, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, entre outros.

Related video of cordel em homenagem ao dia da consciência negra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait