Cordel De Festa Junina Com Rima

Reza August 30, 2022
Atividade de Pintar letras sobre Festa Junina

Um cordel é uma forma de literatura popular que surgiu no Nordeste do Brasil. É um tipo de poema que é impresso em pequenos folhetos e vendido em feiras e mercados. Geralmente, o cordel é acompanhado por ilustrações simples e é escrito em linguagem coloquial. A festa junina é uma celebração popular que acontece no mês de junho em todo o Brasil. É uma festa típica do Nordeste, mas é comemorada em todo o país. Ela é uma celebração religiosa que homenageia três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

O que é um cordel?

Um cordel é um tipo de literatura popular que surgiu no Nordeste do Brasil. É um poema que é impresso em pequenos folhetos e vendido em feiras e mercados. O cordel é uma forma de arte que combina poesia, música e ilustração. É um meio de comunicação que fala sobre a vida e as tradições do povo nordestino.

O que é uma Festa Junina?

A Festa Junina é uma celebração popular que acontece no mês de junho em todo o Brasil. É uma festa típica do Nordeste, mas é comemorada em todo o país. Ela é uma celebração religiosa que homenageia três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A Festa Junina é uma celebração que marca o início do período de colheita de milho e também é uma oportunidade para reunir amigos e familiares para dançar, comer e se divertir.

Como é um cordel de Festa Junina com rima?

Um cordel de Festa Junina com rima é um poema que combina a tradição da literatura de cordel com a celebração da Festa Junina. Ele é escrito em linguagem coloquial e usa rimas para dar ritmo ao poema. Geralmente, o cordel de Festa Junina com rima fala sobre a vida e as tradições do povo nordestino, além de fazer referências aos santos homenageados na festa.

Exemplo de cordel de Festa Junina com rima

Aqui está um exemplo de cordel de Festa Junina com rima:

Nessa festa de São João
Tem fogueira e muita animação
Tem quadrilha e forró
Tem milho verde e bolo de fubá

For more information, please click the button below.

Nessa festa de São Pedro
Tem fogos e muita alegria
Tem reza e muita devoção
Tem sardinha e licor de jenipapo

Nessa festa de Santo Antônio
Tem casamento na roça
Tem noiva de vestido de chita
Tem buquê de flores do campo

Conclusão

O cordel de Festa Junina com rima é uma forma de arte popular que combina a tradição da literatura de cordel com a celebração da Festa Junina. É um poema que fala sobre a vida e as tradições do povo nordestino, além de fazer referências aos santos homenageados na festa. O cordel de Festa Junina com rima é uma forma de preservar a cultura e as tradições do povo nordestino.

FAQs

1. Qual é a origem do cordel?

O cordel surgiu no Nordeste do Brasil no século XIX. Ele era uma forma de literatura popular que era vendida em feiras e mercados.

2. Quais são os santos homenageados na Festa Junina?

Os santos homenageados na Festa Junina são Santo Antônio, São João e São Pedro.

3. Como é comemorada a Festa Junina?

A Festa Junina é comemorada com fogueiras, quadrilhas, forró, comidas típicas como milho verde e bolo de fubá, além de reza e muita devoção aos santos homenageados.

Related video of cordel de festa junina com rima

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait