Cordão Umbilical: 2 Artérias E 1 Veia

Reza April 19, 2022
Massas do cordão umbilical. (Modificado de Callen PW, editor

O cordão umbilical é uma estrutura presente durante a gestação que conecta o feto à placenta. É por meio dele que o feto recebe os nutrientes e o oxigênio necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, ele também é responsável por transportar os resíduos produzidos pelo feto de volta para a placenta.

Composição do Cordão Umbilical

O cordão umbilical é formado por duas artérias e uma veia. As artérias são responsáveis por levar o sangue do feto para a placenta, enquanto a veia carrega o sangue da placenta para o feto.

Normalmente, o cordão umbilical tem cerca de 50 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro. Ele é envolvido por uma substância gelatinosa chamada geléia de Wharton, que ajuda a protegê-lo de lesões.

Significado de Ter 2 Artérias e 1 Veia no Cordão Umbilical

O fato de o cordão umbilical ter duas artérias e uma veia é considerado normal e saudável. No entanto, em alguns casos, pode haver uma anomalia conhecida como artéria umbilical única, em que o cordão umbilical tem apenas uma artéria e uma veia.

Essa anomalia é rara, ocorrendo em cerca de 1% das gestações. Ela pode estar associada a algumas complicações, como restrição de crescimento fetal, anomalias congênitas e parto prematuro, entre outras.

Importância do Cordão Umbilical para o Bebê

O cordão umbilical é fundamental para o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele é responsável por levar os nutrientes e o oxigênio necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, ele também é responsável por remover os resíduos produzidos pelo bebê, como dióxido de carbono e ureia.

For more information, please click the button below.

Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e ligado, separando o bebê da placenta. A partir desse momento, o bebê passa a depender dos seus próprios sistemas para realizar as funções que antes eram realizadas pelo cordão umbilical.

Curiosidades sobre o Cordão Umbilical

Algumas curiosidades sobre o cordão umbilical incluem:

  • O cordão umbilical pode ter diferentes cores, como branco, cinza, amarelo ou azulado;
  • Algumas culturas acreditam que o cordão umbilical deve ser enterrado em um local específico após o nascimento do bebê;
  • O cordão umbilical pode ser utilizado para a coleta de células-tronco, que podem ser usadas no tratamento de algumas doenças;
  • O tempo de espera para cortar o cordão umbilical pode variar de acordo com a preferência do médico ou da mãe. Algumas técnicas, como o parto humanizado, defendem a espera do cordão parar de pulsar antes do corte.

Conclusão

O cordão umbilical é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele é responsável por levar os nutrientes e o oxigênio necessários para o crescimento e desenvolvimento do feto, além de remover os resíduos produzidos pelo bebê. Ter duas artérias e uma veia no cordão umbilical é considerado normal e saudável, mas em alguns casos pode haver uma anomalia conhecida como artéria umbilical única. Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e ligado, separando o bebê da placenta.

FAQ

1) É possível saber se o cordão umbilical tem duas artérias e uma veia antes do nascimento?

Sim, é possível diagnosticar a presença de duas artérias e uma veia no cordão umbilical por meio de um exame de ultrassom durante a gestação. No entanto, em alguns casos, a anomalia de artéria umbilical única pode não ser detectada nesse exame.

2) O que acontece com o cordão umbilical após o nascimento?

Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e ligado, separando o bebê da placenta. Em seguida, ele é descartado.

3) Qual é a importância da coleta de células-tronco do cordão umbilical?

A coleta de células-tronco do cordão umbilical pode ser importante para o tratamento de algumas doenças, como leucemia e anemia aplástica. Essas células podem ser usadas no transplante de medula óssea, ajudando no processo de recuperação do paciente.

Related video of cordao umbilical 2 arterias e 1 veia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait