Converter Coordenadas Utm Para Graus Decimais

Reza March 24, 2022
Coordenadas UTM GEOconcepto redefiniendo el término GeoIngeniería

As coordenadas geográficas são utilizadas para determinar a posição de um ponto na superfície terrestre. Existem diversos sistemas de coordenadas utilizados para descrever uma posição geográfica, como as coordenadas UTM (Universal Transverse Mercator) e as coordenadas em graus decimais.

O que são coordenadas UTM?

As coordenadas UTM são um sistema de coordenadas cartesianas bidimensionais utilizado para descrever a posição de um ponto na superfície terrestre. Esse sistema divide a Terra em 60 fusos verticais de 6 graus de largura cada, numerados de 1 a 60 a partir do meridiano de Greenwich.

Cada fuso é dividido em zonas horizontais que medem 8 graus de latitude cada, numeradas de C a X (excluindo as letras I e O). A origem das coordenadas UTM é o equador, que é dividido em segmentos de 100.000 metros para fins de medição. A partir daí, a distância é medida em metros para o norte ou para o sul e para o leste ou para o oeste, dependendo da localização do ponto.

O que são graus decimais?

As coordenadas em graus decimais são um sistema de coordenadas geográficas que descrevem a posição de um ponto na superfície terrestre utilizando graus decimais de latitude e longitude. Nesse sistema, a Terra é dividida em dois hemisférios (norte e sul) e em quatro quadrantes (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste).

As coordenadas em graus decimais são compostas por dois valores numéricos: a latitude, medida em graus de distância do equador, e a longitude, medida em graus de distância do meridiano de Greenwich. A latitude varia de -90 graus (polo sul) a 90 graus (polo norte), enquanto a longitude varia de -180 graus (oeste) a 180 graus (leste).

Como converter coordenadas UTM para graus decimais?

Para converter coordenadas UTM para graus decimais, é necessário seguir os seguintes passos:

For more information, please click the button below.
  1. Identificar a zona UTM e a letra da banda correspondente à localização do ponto;
  2. Calcular a coordenada leste a partir do meridiano central do fuso, subtraindo a coordenada da origem do fuso e multiplicando o resultado pelo fator de escala de meridianos;
  3. Calcular a coordenada norte a partir do equador, adicionando a coordenada da origem do fuso e multiplicando o resultado pelo fator de escala de paralelos;
  4. Converter as coordenadas leste e norte para graus decimais utilizando fórmulas matemáticas específicas.

Passo 1: Identificar a zona UTM e a letra da banda correspondente à localização do ponto

Para identificar a zona UTM e a letra da banda correspondente à localização do ponto, é necessário utilizar um mapa ou uma tabela de conversão. Por exemplo, se o ponto estiver localizado em São Paulo, Brasil, ele estará na zona 23 do hemisfério sul e a letra da banda correspondente será K.

Passo 2: Calcular a coordenada leste a partir do meridiano central do fuso

Para calcular a coordenada leste a partir do meridiano central do fuso, é necessário subtrair a coordenada da origem do fuso da coordenada UTM do ponto e multiplicar o resultado pelo fator de escala de meridianos.

O meridiano central de cada fuso UTM é igual a 500.000 metros mais o valor da coordenada leste da origem do fuso. Por exemplo, o meridiano central da zona 23S é igual a 500.000 metros mais 750.000 metros (coordenada leste da origem do fuso), resultando em 1.250.000 metros.

Para calcular a coordenada leste a partir do meridiano central do fuso, é necessário seguir a fórmula:

Coordenada leste = (Coordenada UTM leste – Coordenada leste da origem do fuso) x Fator de escala de meridianos

O fator de escala de meridianos varia de acordo com a posição do ponto dentro do fuso e é calculado utilizando a seguinte fórmula:

Fator de escala de meridianos = 0,9996 x cos (latitude do ponto em radianos)

Passo 3: Calcular a coordenada norte a partir do equador

Para calcular a coordenada norte a partir do equador, é necessário adicionar a coordenada da origem do fuso à coordenada UTM do ponto e multiplicar o resultado pelo fator de escala de paralelos.

A coordenada da origem do fuso é igual a 10.000.000 metros para o hemisfério norte e zero para o hemisfério sul. Por exemplo, a coordenada da origem do fuso da zona 23S é igual a zero.

Para calcular a coordenada norte a partir do equador, é necessário seguir a fórmula:

Coordenada norte = (Coordenada UTM norte + Coordenada norte da origem do fuso) x Fator de escala de paralelos

O fator de escala de paralelos varia de acordo com a posição do ponto dentro do fuso e é calculado utilizando a seguinte fórmula:

Fator de escala de paralelos = 0,9996 x cosh (tangente hiperbólica da latitude do ponto)

Passo 4: Converter as coordenadas leste e norte para graus decimais

Para converter as coordenadas leste e norte para graus decimais, é necessário utilizar as seguintes fórmulas:

Latitude em graus decimais = arctan (senh (coordenada norte / raio da Terra)) x 180 / pi

Longitude em graus decimais = (coordenada leste / (Fator de escala de meridianos x raio da Terra x cos (latitude em graus decimais))) x 180 / pi + meridiano central do fuso

O raio da Terra é igual a 6.378.137 metros.

Conclusão

A conversão de coordenadas UTM para graus decimais é um processo importante para a utilização de informações geográficas em diversos contextos, como cartografia, geoprocessamento e navegação. É necessário seguir os passos corretamente e utilizar as fórmulas matemáticas adequadas para obter resultados precisos e confiáveis.

FAQs

1. Qual é a diferença entre as coordenadas UTM e as coordenadas em graus decimais?

As coordenadas UTM são um sistema de coordenadas cartesianas bidimensionais utilizado para descrever a posição de um ponto na superfície terrestre, enquanto as coordenadas em graus decimais são um sistema de coordenadas geográficas que descrevem a posição de um ponto utilizando graus decimais de latitude e longitude. As coordenadas UTM são mais precisas para medições em pequena escala e em ambientes urbanos, enquanto as coordenadas em graus decimais são mais adequadas para medições em grande escala e em áreas rurais.

2. Por que é importante converter coordenadas UTM para graus decimais?

A conversão de coordenadas UTM para graus decimais é importante para permitir a utilização de informações geográficas em diferentes contextos e sistemas de informação. As coordenadas em graus decimais são mais amplamente utilizadas em sistemas de informação geográfica (GIS) e em softwares de navegação, enquanto as coordenadas UTM são mais utilizadas em levantamentos topográficos e em mapas de pequena escala.

3. Quais são os principais softwares utilizados para a conversão de coordenadas UTM para graus decimais?

Existem diversos softwares disponíveis para a conversão de coordenadas UTM para graus decimais, como o ArcGIS, o QGIS, o Global Mapper,

Related video of converter coordenadas utm para graus decimais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait