Constitui Um Sistema Heterogêneo A Mistura Formada De

Reza December 17, 2021
PPT Processos de separação PowerPoint Presentation, free download

A mistura formada por diferentes substâncias pode ser classificada de acordo com a sua homogeneidade ou heterogeneidade. A mistura homogênea é aquela que apresenta aspecto uniforme, ou seja, suas propriedades são iguais em toda a sua extensão, como é o caso da água salgada. Já a mistura heterogênea é aquela que apresenta aspecto desuniforme, isto é, suas propriedades variam em diferentes partes da mistura, como é o caso de uma salada de frutas. A mistura heterogênea pode ser dividida em duas categorias: mistura coloidal e mistura não-coloidal.

Mistura coloidal

Uma mistura coloidal é aquela em que as partículas dispersas possuem tamanho intermediário entre as partículas de uma solução verdadeira e as partículas de uma mistura não-coloidal. As partículas coloidais não se dissolvem completamente no solvente, mas não se sedimentam rapidamente. Exemplos de misturas coloidais incluem o leite, o sangue e a maionese. Essas misturas podem ser separadas por processos físicos, como a centrifugação e a filtração.

Mistura não-coloidal

Uma mistura não-coloidal é aquela em que as partículas dispersas são maiores do que as partículas de uma mistura coloidal. Essas partículas podem ser vistas a olho nu ou com ajuda de um microscópio óptico. Exemplos de misturas não-coloidais incluem uma salada de frutas, uma mistura de areia e água e o ar atmosférico. Essas misturas podem ser separadas por processos físicos, como a decantação, a filtração e a sedimentação.

Conclusão

Portanto, a mistura formada por diferentes substâncias pode ser classificada de acordo com a sua homogeneidade ou heterogeneidade. A mistura heterogênea pode ser dividida em duas categorias: mistura coloidal e mistura não-coloidal. As misturas coloidais são aquelas em que as partículas dispersas possuem tamanho intermediário entre as partículas de uma solução verdadeira e as partículas de uma mistura não-coloidal. As misturas não-coloidais são aquelas em que as partículas dispersas são maiores do que as partículas de uma mistura coloidal.

FAQs

1. Qual é a diferença entre mistura homogênea e heterogênea?

A mistura homogênea é aquela que apresenta aspecto uniforme, ou seja, suas propriedades são iguais em toda a sua extensão, como é o caso da água salgada. Já a mistura heterogênea é aquela que apresenta aspecto desuniforme, isto é, suas propriedades variam em diferentes partes da mistura, como é o caso de uma salada de frutas.

2. O que é uma mistura coloidal?

Uma mistura coloidal é aquela em que as partículas dispersas possuem tamanho intermediário entre as partículas de uma solução verdadeira e as partículas de uma mistura não-coloidal. As partículas coloidais não se dissolvem completamente no solvente, mas não se sedimentam rapidamente. Exemplos de misturas coloidais incluem o leite, o sangue e a maionese.

For more information, please click the button below.

3. Como são separadas as misturas heterogêneas?

As misturas heterogêneas podem ser separadas por processos físicos, como a decantação, a filtração, a sedimentação, a centrifugação, entre outros. O método utilizado depende das propriedades das substâncias presentes na mistura.

Related video of constitui um sistema heterogêneo a mistura formada de

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait