Considerando As Reações De Neutralização Representadas Abaixo

Reza May 24, 2022
Blog de Química Reações de Neutralização

As reações de neutralização são aquelas em que um ácido e uma base reagem entre si, resultando em um sal e água. Essas reações são importantes em muitos processos químicos, incluindo a produção de medicamentos, alimentos e produtos químicos.

Reação 1

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Esta é uma reação de neutralização entre o ácido clorídrico (HCl) e a base hidróxido de sódio (NaOH). O resultado é a formação de cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).

O ácido clorídrico é um ácido forte e o hidróxido de sódio é uma base forte. Quando eles reagem, o íon hidrogênio (H+) do ácido se combina com o íon hidroxila (OH-) da base para formar água. O sódio (Na+) do hidróxido de sódio se combina com o cloreto (Cl-) do ácido clorídrico para formar o cloreto de sódio.

Reação 2

HNO3 + KOH → KNO3 + H2O

Esta é outra reação de neutralização, desta vez entre o ácido nítrico (HNO3) e a base hidróxido de potássio (KOH). O resultado é a formação de nitrato de potássio (KNO3) e água (H2O).

For more information, please click the button below.

O ácido nítrico é um ácido forte e o hidróxido de potássio é uma base forte. Quando eles reagem, o íon hidrogênio (H+) do ácido se combina com o íon hidroxila (OH-) da base para formar água. O potássio (K+) do hidróxido de potássio se combina com o nitrato (NO3-) do ácido nítrico para formar o nitrato de potássio.

Reação 3

H2SO4 + Ca(OH)2 → CaSO4 + 2H2O

Esta é uma reação de neutralização entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e a base hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). O resultado é a formação de sulfato de cálcio (CaSO4) e água (H2O).

O ácido sulfúrico é um ácido forte e o hidróxido de cálcio é uma base forte. Quando eles reagem, o íon hidrogênio (H+) do ácido se combina com o íon hidroxila (OH-) da base para formar água. O cálcio (Ca2+) do hidróxido de cálcio se combina com o sulfato (SO42-) do ácido sulfúrico para formar o sulfato de cálcio.

Reação 4

H3PO4 + 3NaOH → Na3PO4 + 3H2O

Esta é uma reação de neutralização entre o ácido fosfórico (H3PO4) e a base hidróxido de sódio (NaOH). O resultado é a formação de fosfato de sódio (Na3PO4) e água (H2O).

O ácido fosfórico é um ácido fraco e o hidróxido de sódio é uma base forte. Quando eles reagem, o íon hidrogênio (H+) do ácido se combina com o íon hidroxila (OH-) da base para formar água. O sódio (Na+) do hidróxido de sódio se combina com o fosfato (PO43-) do ácido fosfórico para formar o fosfato de sódio.

Conclusão

As reações de neutralização são importantes em muitos processos químicos e são responsáveis pela produção de muitos produtos químicos, alimentos e medicamentos. É importante entender como essas reações ocorrem e quais são os produtos resultantes. As reações apresentadas acima são apenas alguns exemplos de reações de neutralização.

FAQs

1. Quais são as propriedades dos ácidos?

Os ácidos são substâncias que apresentam sabor azedo, são corrosivos e conduzem eletricidade em solução aquosa. Eles também reagem com bases para formar sais e água.

2. Quais são as propriedades das bases?

As bases são substâncias que apresentam sabor amargo, são escorregadias ao toque e conduzem eletricidade em solução aquosa. Elas também reagem com ácidos para formar sais e água.

3. O que é um sal?

Um sal é uma substância formada pela reação de um ácido e uma base. Ele é composto de um cátion (íon positivo) proveniente da base e um ânion (íon negativo) proveniente do ácido.

Related video of considere as reações de neutralização representadas abaixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait