Pressupostos E Subentendidos: Diferenças E Significados

Reza September 30, 2022
PPT COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL PowerPoint Presentation, free

Na construção de uma linguagem, existem diversas formas de se expressar e entender o que é dito. Dentre elas, destacam-se os pressupostos e subentendidos, que são fundamentais para a compreensão de um texto ou fala.

Pressupostos

Pressupostos são informações que são consideradas verdadeiras sem serem explicitamente mencionadas. Eles são implícitos e podem ser considerados como pré-requisitos para a compreensão de uma mensagem.

Um exemplo de pressuposto pode ser visto na frase: “João parou de fumar”. O pressuposto nessa frase é que João fumava antes.

Os pressupostos podem ser divididos em dois tipos: pressupostos linguísticos e pressupostos extralinguísticos.

Pressupostos Linguísticos

Os pressupostos linguísticos estão relacionados à própria estrutura da língua. Eles são implícitos e geralmente não são questionados.

Um exemplo de pressuposto linguístico é a frase: “O cachorro da vizinha fugiu”. O pressuposto nessa frase é que a vizinha tem um cachorro.

For more information, please click the button below.

Pressupostos Extralinguísticos

Os pressupostos extralinguísticos estão relacionados ao contexto em que a mensagem é dita ou escrita. Eles podem ser influenciados por fatores como conhecimento prévio do ouvinte ou leitor, cultura, situação social e outros.

Um exemplo de pressuposto extralinguístico pode ser visto na frase: “Amanhã eu vou ao médico”. O pressuposto nessa frase é que o ouvinte sabe que o falante tem uma consulta médica marcada.

Subentendidos

Os subentendidos são informações que não estão explícitas na mensagem, mas podem ser inferidas através do contexto em que a mensagem é dita ou escrita. Eles são implícitos e podem ser considerados como sugestões ou insinuações.

Um exemplo de subentendido pode ser visto na frase: “Você não vai sair comigo hoje à noite, né?”. O subentendido nessa frase é que o falante gostaria que o ouvinte saísse com ele, mas está sugerindo que isso não vai acontecer.

Os subentendidos podem ser divididos em dois tipos: subentendidos linguísticos e subentendidos extralinguísticos.

Subentendidos Linguísticos

Os subentendidos linguísticos estão relacionados à própria estrutura da língua. Eles são implícitos e geralmente não são questionados.

Um exemplo de subentendido linguístico é a frase: “Eu não sou tão alto quanto você”. O subentendido nessa frase é que o ouvinte é alto.

Subentendidos Extralinguísticos

Os subentendidos extralinguísticos estão relacionados ao contexto em que a mensagem é dita ou escrita. Eles podem ser influenciados por fatores como conhecimento prévio do ouvinte ou leitor, cultura, situação social e outros.

Um exemplo de subentendido extralinguístico pode ser visto na frase: “Eu não posso ir à festa porque tenho que estudar”. O subentendido nessa frase é que a pessoa não quer ir à festa.

Diferenças entre Pressupostos e Subentendidos

Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, os pressupostos e subentendidos apresentam diferenças importantes.

A principal diferença entre os pressupostos e subentendidos é que os pressupostos são informações consideradas verdadeiras sem serem explicitamente mencionadas, enquanto os subentendidos são informações que não estão explícitas na mensagem, mas podem ser inferidas a partir do contexto.

Outra diferença importante é que os pressupostos são implícitos e geralmente não são questionados, enquanto os subentendidos podem ser questionados e interpretados de maneiras diferentes por diferentes indivíduos.

Conclusão

Em resumo, os pressupostos e subentendidos são elementos fundamentais para a compreensão de uma mensagem. Enquanto os pressupostos são informações consideradas verdadeiras sem serem explicitamente mencionadas, os subentendidos são informações que podem ser inferidas a partir do contexto em que a mensagem é dita ou escrita. Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, os pressupostos e subentendidos apresentam diferenças importantes que devem ser compreendidas para uma melhor interpretação de uma mensagem.

FAQs

Qual é a diferença entre pressupostos e subentendidos?

A principal diferença entre os pressupostos e subentendidos é que os pressupostos são informações consideradas verdadeiras sem serem explicitamente mencionadas, enquanto os subentendidos são informações que não estão explícitas na mensagem, mas podem ser inferidas a partir do contexto.

Os pressupostos e subentendidos são sempre implícitos?

Sim, tanto os pressupostos quanto os subentendidos são elementos implícitos em uma mensagem.

Os pressupostos e subentendidos são influenciados por fatores extralinguísticos?

Sim, tanto os pressupostos quanto os subentendidos podem ser influenciados por fatores extralinguísticos como conhecimento prévio do ouvinte ou leitor, cultura, situação social e outros.

Related video of considerando as diferenças entre pressupostos e subentendidos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait