Concordância Verbal E Nominal: Exercícios

Reza March 5, 2022
ATIVIDADES FIGURAS DE LINGUAGEM E CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL

A concordância verbal e nominal é um dos principais pontos da gramática da língua portuguesa. Ela é fundamental para que a comunicação seja clara e objetiva, e para que não haja mal-entendidos na escrita e na fala.

Por isso, é importante exercitar a concordância verbal e nominal, para que possamos dominar essa regra gramatical e aplicá-la corretamente em nossos textos e discursos. Neste artigo, traremos alguns exercícios de concordância verbal e nominal para você praticar e aprimorar seus conhecimentos.

Concordância Nominal

A concordância nominal se refere à relação entre o substantivo e seus modificadores (artigos, adjetivos, pronomes, numerais), que devem concordar em gênero e número com o substantivo a que se referem. Vejamos alguns exemplos:

  • O livro novo é verde.
  • As casas grandes são bonitas.
  • A menina feliz canta alegremente.

No primeiro exemplo, a concordância é feita no gênero e número, pois o substantivo “livro” é masculino singular, e os adjetivos “novo” e “verde” concordam com ele. No segundo exemplo, o substantivo “casas” é feminino plural, e os adjetivos “grandes” e “bonitas” concordam com ele. No terceiro exemplo, o substantivo “menina” é feminino singular, e os adjetivos “feliz” e “alegremente” concordam com ele.

Veja mais alguns exemplos:

  • O cachorro preto e branco corre na rua.
  • Os alunos estudiosos participaram da olimpíada.
  • A cidade antiga tem ruas estreitas.

No primeiro exemplo, os adjetivos “preto” e “branco” concordam com o substantivo “cachorro” em gênero e número (masculino singular). A preposição “na” também concorda com o gênero do substantivo “rua”. No segundo exemplo, o adjetivo “estudiosos” concorda com o substantivo “alunos” em gênero e número (masculino plural). A preposição “da” concorda com o gênero do substantivo “olimpíada”. No terceiro exemplo, o adjetivo “antiga” concorda com o substantivo “cidade” em gênero e número (feminino singular), e o substantivo “ruas estreitas” concorda com o gênero e número do substantivo “cidade”.

For more information, please click the button below.

Concordância Verbal

A concordância verbal se refere à relação entre o verbo e seu sujeito, que deve concordar em número e pessoa. Vejamos alguns exemplos:

  • O cachorro corre na rua.
  • As meninas cantam alegremente.
  • O livro e a caneta estão na mesa.

No primeiro exemplo, o verbo “corre” concorda com o sujeito “cachorro” em número e pessoa (terceira pessoa do singular). No segundo exemplo, o verbo “cantam” concorda com o sujeito “meninas” em número e pessoa (terceira pessoa do plural). No terceiro exemplo, o verbo “estão” concorda com o sujeito composto “livro e caneta” em número e pessoa (terceira pessoa do plural).

Veja mais alguns exemplos:

  • O menino gosta de jogar futebol.
  • Os professores ensinam bem.
  • Eu preciso estudar para a prova.

No primeiro exemplo, o verbo “gosta” concorda com o sujeito “menino” em número e pessoa (terceira pessoa do singular). No segundo exemplo, o verbo “ensinam” concorda com o sujeito “professores” em número e pessoa (terceira pessoa do plural). No terceiro exemplo, o verbo “preciso” concorda com o sujeito “eu” em número e pessoa (primeira pessoa do singular).

Exercícios de Concordância Verbal e Nominal

Agora que já vimos alguns exemplos de concordância verbal e nominal, vamos praticar com alguns exercícios:

Exercício 1

Complete as lacunas com a forma correta do adjetivo entre parênteses:

  1. As flores são ___________. (colorido)
  2. A casa tem paredes ___________. (branco)
  3. O menino está ___________. (feliz)
  4. As meninas são ___________. (inteligente)
  5. O pássaro tem asas ___________. (azul)

Exercício 2

Complete as lacunas com a forma correta do verbo entre parênteses:

  1. A mãe _________ o jantar. (preparar)
  2. Os pássaros _________ no céu. (voar)
  3. A professora _________ a aula. (explicar)
  4. Eu _________ muito em casa. (estudar)
  5. Os alunos _________ a prova. (fazer)

Exercício 3

Complete as lacunas com a forma correta do adjetivo ou do verbo entre parênteses:

  1. Os ___________ (livro) estão ___________ (arrumado) na estante.
  2. A ___________ (menina) ___________ (cantar) muito bem.
  3. Os ___________ (cachorro) são ___________ (amigo) dos homens.
  4. A ___________ (cidade) ___________ (ser) muito bonita.
  5. Eu ___________ (gostar) de ___________ (ler) livros.

Conclusão

A concordância verbal e nominal é um dos pontos mais importantes da gramática da língua portuguesa. Ela é fundamental para que a comunicação seja clara e objetiva, e para que não haja mal-entendidos na escrita e na fala. Por isso, é importante praticar e aprimorar seus conhecimentos sobre a concordância verbal e nominal, para que possa aplicá-la corretamente em seus textos e discursos.

FAQs

1. O que é concordância verbal e nominal?

A concordância verbal e nominal é a relação que se estabelece entre as palavras de uma frase, para que haja harmonia e clareza na comunicação. A concordância verbal se refere à relação entre o verbo e seu sujeito, que devem concordar em número e pessoa. A concordância nominal se refere à relação entre o substantivo e seus modificadores, que devem concordar em gênero e número com o substantivo a que se referem.

2. Por que é importante exercitar a concordância verbal e nominal?

É importante exercitar a concordância verbal e nominal para que possamos dominar essa regra gramatical e aplicá-la corretamente em nossos textos e discursos. A concordância verbal e nominal é fundamental para que a comunicação seja clara e objetiva, e para que não haja mal-entendidos na escrita e na fala.

3. Como posso praticar a concordância verbal e nominal?

Uma boa maneira de praticar a concordância verbal e nominal é fazer exercícios, como os que foram apresentados neste

Related video of concordancia verbal e nominal exercicios

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait