Como Se Forma O Feminino Dos Substantivos Terminados Em -Eu?

Reza November 14, 2021
LINGUA GALEGA. Formación do feminino by IConcepción Issuu

Introdução

A língua portuguesa possui diversas regras que determinam a formação do feminino dos substantivos, como a adição de sufixos, a troca de vogais e a mudança na terminação. No caso dos substantivos terminados em -eu, existe uma regra específica que deve ser seguida para formar o feminino.

Regra

Para formar o feminino dos substantivos terminados em -eu, é necessário substituir essa terminação por -eia. Por exemplo: – Europeu (masculino) -> Europeia (feminino) – Romeu (masculino) -> Romeia (feminino) – Troféu (masculino) -> Troféia (feminino) Essa regra também se aplica a adjetivos e verbos derivados de substantivos terminados em -eu. Por exemplo: – Europeísta (masculino) -> Europeísta (feminino) – Europeizar (verbo) -> Europeizar (verbo no feminino)

Exceções

Assim como em todas as regras da língua portuguesa, existem exceções à regra de formação do feminino dos substantivos terminados em -eu. Algumas palavras mantêm a mesma forma tanto no masculino quanto no feminino, enquanto outras adotam uma terminação diferente da -eia.

Substantivos com a mesma forma no masculino e no feminino

– Ator (masculino e feminino) – Bebê (masculino e feminino) – Caratê (masculino e feminino) – Chaminé (masculino e feminino) – Chimarrão (masculino e feminino) – Fósforo (masculino e feminino) – Guarda (masculino e feminino) – Hóquei (masculino e feminino) – Jiló (masculino e feminino) – Personagem (masculino e feminino)

Substantivos com terminação diferente da -eia

– Réu (masculino) -> Ré (feminino) – Deus (masculino) -> Deusa (feminino) – Éden (masculino) -> Edênica (feminino) – Céu (masculino) -> Céu (feminino) – Pneu (masculino) -> Pneu (feminino) – Voo (masculino) -> Voo (feminino)

Conclusão

A regra de formação do feminino dos substantivos terminados em -eu é simples e direta: basta substituir a terminação por -eia. No entanto, é importante lembrar que existem exceções a essa regra, como substantivos que mantêm a mesma forma no masculino e no feminino ou que adotam uma terminação diferente. É fundamental conhecer essas exceções para evitar erros de concordância e garantir uma comunicação clara e correta.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Todos os substantivos terminados em -eu seguem a mesma regra de formação do feminino?

Sim, todos os substantivos terminados em -eu devem ser transformados em -eia para formar o feminino, de acordo com a regra da língua portuguesa.

2. Existem outras regras para formar o feminino dos substantivos?

Sim, existem outras regras, como a adição de sufixos (-a, -ona, -essa, entre outros), a troca de vogais (como em cão -> cadela) e a mudança na terminação (como em rapaz -> rapariga).

3. Quais são as principais exceções à regra de formação do feminino dos substantivos terminados em -eu?

As principais exceções são os substantivos que mantêm a mesma forma no masculino e no feminino (como ator e bebê) e os que adotam uma terminação diferente da -eia (como ré e deusa). É importante conhecer essas exceções para evitar erros de concordância.

Related video of conclua como se forma o feminino dos substantivos terminados em-eu

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait