Composição, Estrutura E Localização Do Sistema Solar No Universo

Reza July 31, 2022
Como o sistema solar adquiriu sua configuração atual? Meteoríticas

O sistema solar é composto por uma estrela central, o Sol, e todos os objetos que orbitam em torno dele. Estes objetos incluem planetas, planetas anões, asteroides, cometas, meteoroides e poeira cósmica. O sistema solar está localizado na Via Láctea, uma galáxia espiral barrada com cerca de 100 bilhões de estrelas. Dentro da Via Láctea, o sistema solar está localizado no braço de Órion, a cerca de 25.000 anos-luz do centro galáctico.

Composição e Estrutura do Sistema Solar

O Sol é composto principalmente de hidrogênio e hélio, com traços de outros elementos. Ele tem uma massa de cerca de 330.000 vezes a da Terra e é responsável por cerca de 99,86% da massa total do sistema solar. Os planetas do sistema solar são divididos em dois grupos: os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).

Além dos planetas, o sistema solar contém objetos menores, como asteroides e cometas. Os asteroides são rochas que orbitam o Sol e são principalmente encontrados no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Os cometas são corpos gelados que vêm das regiões externas do sistema solar, incluindo a nuvem de Oort e o cinturão de Kuiper.

Os planetas rochosos são pequenos e densos, com superfícies sólidas. Eles são feitos principalmente de rocha e metal e têm atmosferas finas. Os planetas gasosos, por outro lado, são muito maiores e menos densos do que os planetas rochosos. Eles são compostos principalmente de gás e gelo e têm atmosferas espessas.

O sistema solar é dividido em duas regiões principais: o interior e o exterior. O interior é composto pelos planetas rochosos e pelo cinturão de asteroides, enquanto o exterior é composto pelos planetas gasosos, pelo cinturão de Kuiper e pela nuvem de Oort.

Localização do Sistema Solar na Via Láctea

A Via Láctea é uma galáxia espiral barrada com cerca de 100 bilhões de estrelas. Ela tem um diâmetro de cerca de 100.000 anos-luz e é composta por um núcleo central, braços espirais e uma barra central que atravessa o núcleo.

For more information, please click the button below.

O sistema solar está localizado no braço de Órion, a cerca de 25.000 anos-luz do centro galáctico. O braço de Órion é um dos quatro principais braços espirais da Via Láctea e contém várias nebulosas brilhantes, incluindo a famosa nebulosa de Órion.

O sistema solar orbita em torno do centro galáctico a uma velocidade de cerca de 220 km/s. Uma órbita completa leva cerca de 225-250 milhões de anos, o que é conhecido como o período orbital galáctico. O último período orbital galáctico do sistema solar começou há cerca de 2,6 milhões de anos e deve terminar em cerca de 20.000 anos.

Exploração do Sistema Solar

O sistema solar tem sido explorado por várias missões espaciais, tanto tripuladas quanto não tripuladas. A primeira missão bem-sucedida de exploração do sistema solar foi a sonda Mariner 2, lançada pela NASA em 1962. Desde então, várias outras missões foram enviadas para estudar os planetas, asteroides e cometas do sistema solar.

Uma das missões mais bem-sucedidas de exploração do sistema solar foi a sonda Voyager, lançada em 1977. As sondas Voyager 1 e Voyager 2 visitaram todos os planetas gasosos e seus sistemas de luas e forneceram as primeiras imagens de perto desses objetos.

Outras missões notáveis incluem a sonda Cassini-Huygens, que estudou Saturno e suas luas, e a sonda New Horizons, que visitou Plutão e o cinturão de Kuiper.

Conclusão

O sistema solar é composto por uma estrela central, o Sol, e todos os objetos que orbitam em torno dele. Ele está localizado na Via Láctea, uma galáxia espiral barrada com cerca de 100 bilhões de estrelas. O sistema solar é dividido em duas regiões principais: o interior e o exterior. O interior é composto pelos planetas rochosos e pelo cinturão de asteroides, enquanto o exterior é composto pelos planetas gasosos, pelo cinturão de Kuiper e pela nuvem de Oort.

O sistema solar tem sido explorado por várias missões espaciais, tanto tripuladas quanto não tripuladas, e essas missões forneceram informações importantes sobre os planetas, asteroides e cometas do sistema solar.

FAQs

1. Qual é a distância entre o sistema solar e o centro galáctico?

O sistema solar está localizado a cerca de 25.000 anos-luz do centro galáctico.

2. Quais são os planetas gasosos?

Os planetas gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

3. Qual é a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

Os planetas rochosos são pequenos e densos, com superfícies sólidas, enquanto os planetas gasosos são muito maiores e menos densos do que os planetas rochosos. Eles são compostos principalmente de gás e gelo e têm atmosferas espessas.

Related video of composição estrutura e localização do sistema solar no universo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait