Complete As Lacunas De Modo A Tornar As Frações Equivalentes

Reza January 18, 2023
1) complete as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes

Para compreender o que significa a frase “complete as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes”, é necessário entender alguns conceitos básicos de frações.

O que são frações?

As frações são números que representam partes de um todo. Elas são escritas na forma de uma fração, com um número em cima e outro em baixo de uma linha horizontal. O número de cima é chamado de numerador e representa a quantidade de partes que temos, enquanto o número de baixo é chamado de denominador e representa o número de partes iguais em que o todo foi dividido.

Por exemplo, se tivermos um bolo dividido em 8 partes iguais, e quisermos saber quantas partes correspondem a 3 fatias, escrevemos a fração 3/8. Isso significa que temos 3 partes de um todo dividido em 8 partes iguais.

O que são frações equivalentes?

Frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade, mas que são escritas de formas diferentes. Elas têm numeradores e denominadores diferentes, mas quando simplificadas, se tornam iguais.

Por exemplo, as frações 2/4 e 1/2 são equivalentes, pois quando simplificamos a primeira fração dividindo o numerador e o denominador por 2, obtemos a segunda fração.

Como completar as lacunas para tornar as frações equivalentes?

Quando nos pedem para completar as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes, significa que devemos encontrar um número que possa substituir uma parte da fração de forma que, quando simplificada, a fração se torne equivalente a outra dada.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, se quisermos tornar a fração 2/3 equivalente a 4/6, devemos encontrar um número que possa multiplicar o denominador 3 para obtermos o denominador 6. Esse número é 2, pois 3 x 2 = 6. Então, para tornar a fração 2/3 equivalente a 4/6, devemos multiplicar o numerador e o denominador por 2, ficando assim:

2/3 = (2 x 2)/(3 x 2) = 4/6

Outro exemplo seria tornar a fração 3/8 equivalente a 9/24. Nesse caso, devemos encontrar um número que possa multiplicar o denominador 8 para obtermos o denominador 24. Esse número é 3, pois 8 x 3 = 24. Então, para tornar a fração 3/8 equivalente a 9/24, devemos multiplicar o numerador e o denominador por 3, ficando assim:

3/8 = (3 x 3)/(8 x 3) = 9/24

Assim, completamos a lacuna de forma a tornar as frações equivalentes.

Conclusão

Completar as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes é um processo simples que envolve encontrar um número que possa multiplicar o denominador de uma fração para obtermos o denominador de outra fração. Esse número deve ser multiplicado tanto no numerador quanto no denominador para manter a equivalência da fração.

FAQs

1. Como saber se duas frações são equivalentes?

Para saber se duas frações são equivalentes, basta simplificá-las e verificar se o resultado é o mesmo para ambas. Se as frações simplificadas forem iguais, então elas são equivalentes.

2. Existe uma fórmula para completar as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes?

Não há uma fórmula específica para completar as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes. O processo envolve encontrar um número que possa multiplicar o denominador de uma fração para obtermos o denominador de outra fração e, em seguida, multiplicar o numerador e o denominador pelo mesmo número para manter a equivalência da fração.

3. Para simplificar uma fração, devemos dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número?

Sim, para simplificar uma fração, devemos dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número. Isso garante que a fração represente a mesma quantidade, mas escrita de forma mais simples.

Related video of complete as lacunas de modo a tornar as frações equivalentes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait