Como Tirar O Sal Do Arroz?

Reza April 20, 2022
Arroz salgado como retirar o sal e no feijão também YouTube

O arroz é um alimento básico em muitas culturas ao redor do mundo e pode ser preparado de diversas maneiras. No entanto, um erro comum que muitas pessoas cometem ao cozinhar arroz é adicionar muito sal à água de cozimento, o que pode deixar o arroz com um sabor excessivamente salgado. Felizmente, existem algumas maneiras de corrigir esse problema e tirar o sal do arroz.

1. Lave o arroz

Uma das maneiras mais simples de remover o excesso de sal do arroz é lavá-lo com água limpa. Isso ajudará a remover parte do sal que está na superfície do grão de arroz. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Coloque o arroz em uma peneira e lave-o com água fria corrente por alguns minutos.
  2. Encha uma panela com água limpa e adicione o arroz lavado.
  3. Deixe o arroz de molho na água por cerca de 30 minutos.
  4. Escorra a água e coloque o arroz de volta na panela.
  5. Adicione água fresca suficiente para cobrir o arroz e cozinhe como de costume.

2. Cozinhe com mais água

Se você não quiser lavar o arroz, outra opção é cozinhar com mais água do que o normal. Isso ajudará a diluir o sal e reduzir o sabor salgado do arroz. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Coloque o arroz em uma panela e adicione água suficiente para cobri-lo completamente.
  2. Adicione mais água do que o normal, cerca de duas vezes e meia a quantidade de água para cada xícara de arroz.
  3. Deixe a água ferver e, em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe o arroz até que toda a água tenha sido absorvida.
  4. Verifique o sabor do arroz e, se ainda estiver salgado, adicione um pouco mais de água e cozinhe por mais alguns minutos.

3. Adicione um agente neutralizador de sal

Se você não quiser lavar o arroz ou cozinhar com mais água, pode tentar adicionar um agente neutralizador de sal. Existem alguns ingredientes que são conhecidos por neutralizar o sabor salgado, como o açúcar, o vinagre e o suco de limão. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Adicione uma pequena quantidade do agente neutralizador de sal escolhido à água de cozimento do arroz. Por exemplo, você pode adicionar uma colher de chá de açúcar, uma colher de sopa de vinagre ou uma colher de sopa de suco de limão para cada xícara de arroz.
  2. Cozinhe o arroz como de costume.
  3. Verifique o sabor do arroz e, se ainda estiver salgado, adicione um pouco mais do agente neutralizador de sal e cozinhe por mais alguns minutos.

4. Misture com arroz sem sal

Se o seu arroz estiver muito salgado e você não quiser jogá-lo fora, uma opção é misturá-lo com arroz sem sal. Isso ajudará a diluir o sabor salgado e torná-lo mais palatável. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  1. Cozinhe uma porção de arroz sem sal separadamente.
  2. Misture o arroz sem sal com o arroz salgado em uma tigela.
  3. Mexa bem até que os dois tipos de arroz estejam completamente misturados.
  4. Verifique o sabor e, se ainda estiver salgado, adicione um dos métodos descritos acima para reduzir o sabor salgado.

Conclusão

Existem várias maneiras de tirar o sal do arroz, incluindo lavá-lo com água limpa, cozinhar com mais água, adicionar um agente neutralizador de sal ou misturar com arroz sem sal. Experimente diferentes métodos para descobrir qual funciona melhor para você. Lembre-se de que o sal é um ingrediente poderoso e é fácil exagerar na quantidade, então tenha cuidado ao adicioná-lo ao cozinhar o arroz.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O arroz sem sal é sem gosto?

Não necessariamente. O arroz sem sal tem um sabor neutro, o que significa que ele pode ser usado como uma base para uma variedade de pratos, como arroz frito, ensopados e saladas. Se você preferir um pouco mais de sabor, pode adicionar ervas e especiarias ao arroz sem sal para dar um toque extra.

2. Posso usar esses métodos para tirar o sal de outros alimentos?

Sim, você pode usar esses métodos para tirar o sal de outros alimentos, como sopas, guisados e legumes cozidos. No entanto, lembre-se de que a quantidade de sal em cada alimento pode variar, então você pode precisar ajustar a quantidade de água ou agente neutralizador de sal que você usa.

3. Como posso evitar adicionar muito sal ao cozinhar arroz?

Uma maneira fácil de evitar adicionar muito sal ao cozinhar arroz é medir cuidadosamente a quantidade de sal que você adiciona à água de cozimento. Use uma colher de medição para garantir que você esteja adicionando a quantidade correta de sal. Se você não tiver uma colher de medição, pode usar uma colher de sopa e ajustar a quantidade com base no tamanho da panela e na quantidade de arroz que você está cozinhando.

Related video of como tira o sal do arroz

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait