Como Se Classifica A Cadeia Carbônica Do Citral

Reza June 20, 2021
Química orgánica Clasificación de las cadenas de carbono (resumen) en

O citral, também conhecido como geranial ou neral, é um composto orgânico que pertence à classe dos aldeídos. Ele é encontrado em óleos essenciais de plantas como capim-limão, limão, laranja e tangerina. A fórmula molecular do citral é C10H16O e sua estrutura química é um exemplo de cadeia carbônica insaturada.

Cadeia carbônica

A cadeia carbônica é a estrutura básica dos compostos orgânicos. Ela é formada por um ou mais átomos de carbono que se ligam entre si por meio de ligações covalentes simples, duplas ou triplas. A cadeia carbônica pode ser classificada de acordo com a presença de ligações duplas, triplas e ramificações.

Cadeia carbônica insaturada

Uma cadeia carbônica é considerada insaturada quando apresenta pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre átomos de carbono. A presença de ligações duplas e triplas na cadeia carbônica confere propriedades diferentes aos compostos orgânicos em relação aos compostos com cadeias carbônicas saturadas.

No caso do citral, a presença de uma ligação dupla na sua cadeia carbônica (C=C) confere uma maior reatividade química em relação aos compostos com cadeias carbônicas saturadas.

Classificação da cadeia carbônica do citral

A cadeia carbônica do citral é formada por uma cadeia alifática linear com dez átomos de carbono e uma ligação dupla. Ela pode ser classificada de acordo com a presença de ramificações, como cadeia carbônica linear ou ramificada.

O citral possui uma cadeia carbônica linear, ou seja, não apresenta ramificações. A presença de uma cadeia linear confere ao citral propriedades como polaridade e solubilidade em solventes polares.

For more information, please click the button below.

Além disso, a cadeia carbônica do citral pode ser classificada como uma cadeia carbônica insaturada, devido à presença da ligação dupla entre os átomos de carbono.

Propriedades do citral

O citral apresenta propriedades físicas e químicas que o tornam um composto orgânico importante em diversas áreas, como na indústria de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e farmacêutica.

Propriedades físicas

O citral é um líquido incolor ou amarelo claro, com um odor característico de limão e solúvel em solventes orgânicos como álcool e éter. Ele possui uma densidade de 0,888 g/cm³ e um ponto de fusão de -29 °C.

Propriedades químicas

O citral é um composto altamente reativo devido à presença da ligação dupla em sua cadeia carbônica. Ele pode sofrer diversas reações químicas, como a oxidação, hidrogenação, adição de água e reações de condensação.

Além disso, o citral possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, o que o torna um composto importante na produção de medicamentos e cosméticos.

Conclusão

A classificação da cadeia carbônica do citral é importante para entender as suas propriedades físicas e químicas. A presença de uma cadeia carbônica linear e insaturada confere ao citral propriedades que o tornam um composto orgânico importante em diversas áreas, como na indústria de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e farmacêutica.

FAQs

1. O citral é um composto seguro para uso em produtos de consumo?

O citral é considerado seguro para uso em produtos de consumo, desde que utilizado em concentrações seguras e dentro dos padrões regulatórios.

2. O citral é um composto inflamável?

Sim, o citral é um composto inflamável e deve ser manuseado com cuidado em áreas próximas a chamas ou faíscas.

3. O citral é um composto volátil?

Sim, o citral é um composto volátil e pode evaporar facilmente em condições normais de temperatura e pressão.

Related video of como se classifica a cadeia carbônica do citral

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait