Como Saber Se A Codorna É Fêmea

Reza September 5, 2021
CODORNA FEMEA CANTANDO YouTube

A codorna é uma ave muito popular na criação doméstica e comercial, uma vez que é uma excelente fonte de carne e ovos. No entanto, para criar essas aves, é importante saber identificar o sexo das mesmas. Neste artigo, vamos falar sobre como saber se a codorna é fêmea.

Identificando as diferenças entre machos e fêmeas

A primeira coisa que você precisa saber é que existem diferenças físicas entre machos e fêmeas de codorna. Aqui estão algumas das características que você deve observar para identificar o sexo das aves:

Cor das penas

A cor das penas pode ser uma boa maneira de distinguir as codornas machos das fêmeas. As fêmeas geralmente têm penas mais claras e uniformes, enquanto os machos têm penas mais escuras e com manchas.

Tamanho

As fêmeas de codorna tendem a ser um pouco maiores do que os machos, embora essa diferença possa ser difícil de detectar.

Cristas

As cristas são as protuberâncias vermelhas que ficam na cabeça da codorna. As fêmeas geralmente têm uma crista menor e mais reta, enquanto os machos têm uma crista maior e mais curva.

Comportamento

As fêmeas de codorna tendem a ser mais calmas e dóceis do que os machos. Os machos, por outro lado, podem ser mais agressivos e territorialistas, especialmente durante a época de acasalamento.

For more information, please click the button below.

Verificando a cloaca

A maneira mais confiável de determinar o sexo das codornas é examinando suas cloacas. A cloaca é o órgão que as aves usam para expelir fezes e ovos. Aqui está como fazer isso:

  1. Pegue uma codorna e vire-a de costas para você.
  2. Abra delicadamente as penas da área da cloaca.
  3. Procure por um pequeno tubérculo em forma de estrela no centro da cloaca.
  4. Se o tubérculo for pequeno, redondo e liso, provavelmente é uma fêmea.
  5. Se o tubérculo for maior, mais pontudo e áspero, provavelmente é um macho.

É importante lembrar que a verificação da cloaca pode ser um pouco invasiva e estressante para as aves, portanto, deve ser feita com cuidado e em casos extremos.

Conclusão

Identificar o sexo das codornas pode ser uma tarefa desafiadora, mas é fundamental para a criação dessas aves. Ao observar as diferenças físicas e comportamentais entre machos e fêmeas, bem como examinar a cloaca das aves, você poderá determinar com precisão o sexo das suas codornas.

FAQs

1. Quantas vezes por ano as codornas botam ovos?

As codornas botam ovos com mais frequência do que outras aves, geralmente cerca de 300 ovos por ano.

2. É possível criar apenas codornas fêmeas?

Sim, é possível criar apenas codornas fêmeas, desde que você compre apenas aves sexadas ou aprenda a distinguir os sexos das aves.

3. Qual é o período de vida médio das codornas?

O período de vida médio das codornas é de cerca de 2 a 3 anos.

Related video of como saber se a codorna é fêmea

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait