Como Saber Que A Resistência Do Chuveiro Queimou

Reza October 9, 2021
Resistência à queima do chuveiro elétrico, o que pode ser? Blog

Quando tomamos banho, é comum notarmos uma redução na temperatura da água. Geralmente, isso ocorre por causa da queima da resistência do chuveiro. Mas como saber se é realmente isso o que aconteceu? Neste artigo, vamos explicar como identificar o problema e o que fazer para solucioná-lo.

1. Verifique a tensão elétrica

Antes de qualquer coisa, é importante verificar se a tensão elétrica está de acordo com a indicada pelo fabricante. Se a tensão for inferior, a resistência pode não funcionar corretamente. Já se a tensão for maior, pode ocorrer um superaquecimento, o que pode levar à queima da resistência.

2. Observe o comportamento do chuveiro

Se o chuveiro começar a esquentar normalmente e depois a água esfriar aos poucos, é provável que a resistência esteja queimada. Isso ocorre porque a resistência, quando queima, se parte em dois pedaços, interrompendo a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a produção de calor.

3. Cheire o chuveiro

Outra maneira de identificar se a resistência queimou é pelo cheiro. Ao ligar o chuveiro, se você sentir um cheiro de queimado, é possível que a resistência tenha queimado. Nesse caso, é importante desligar a chave geral e chamar um eletricista para trocar a resistência.

4. Verifique o disjuntor

Se a resistência do chuveiro queimar, é possível que o disjuntor tenha desarmado. Para verificar, desligue o chuveiro e ligue novamente. Se o disjuntor desarmar novamente, é sinal de que há um problema elétrico no circuito do chuveiro, e é necessário chamar um eletricista.

5. Confira a cor da água

Se a água estiver saindo com uma cor escura ou enferrujada, pode ser sinal de que a resistência do chuveiro está queimada. Isso ocorre porque, quando a resistência queima, os materiais que a compõem podem se soltar, deixando a água com uma coloração estranha.

For more information, please click the button below.

6. Faça um teste com um multímetro

Por fim, para ter certeza de que a resistência do chuveiro queimou, é possível fazer um teste com um multímetro. Para isso, desligue o chuveiro, retire a tampa e localize a resistência. Em seguida, selecione a opção de medição de resistência no multímetro e coloque as pontas de prova nos terminais da resistência. Se a leitura do multímetro for 0, é sinal de que a resistência queimou.

Conclusão

Identificar se a resistência do chuveiro queimou pode ser mais simples do que parece. Além das dicas que apresentamos, é importante sempre contratar um profissional especializado para realizar qualquer tipo de reparo elétrico em sua casa. Assim, você evita acidentes e garante um trabalho bem feito.

FAQs

1. Como evitar que a resistência do chuveiro queime?

Para evitar que a resistência do chuveiro queime, é importante seguir as especificações do fabricante, verificar a tensão elétrica, manter a limpeza da ducha e fazer a manutenção preventiva, como a limpeza dos filtros.

2. Quanto tempo dura a resistência do chuveiro?

A duração da resistência do chuveiro varia de acordo com o modelo e a frequência de uso. Geralmente, elas duram entre 1 e 3 anos.

3. Posso trocar a resistência do chuveiro sozinho?

Se você tiver conhecimento em elétrica e se sentir seguro, é possível trocar a resistência do chuveiro sozinho. Porém, caso não tenha experiência, é recomendado contratar um eletricista para realizar o serviço.

Related video of como saber que a resistência do chuveiro queimou

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait