Como Referenciar A Bncc 2022

Reza July 18, 2022
Planejamentos de aulas BNCC 2022

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. A versão atualizada da BNCC foi lançada em 2022, trazendo novidades e atualizações importantes. Mas como fazer referência a esse documento em trabalhos acadêmicos, artigos e outros materiais? Neste texto, explicaremos como referenciar a BNCC 2022 de acordo com as normas da ABNT.

Referência bibliográfica

A referência bibliográfica da BNCC 2022 deve seguir o seguinte padrão:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022.

É importante destacar que o nome do documento deve estar em itálico, assim como o nome do órgão responsável por sua publicação (Ministério da Educação).

Citação direta

Se você precisar fazer uma citação direta da BNCC 2022 em seu trabalho, a referência deve seguir o seguinte padrão:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022.

For more information, please click the button below.

Após a referência bibliográfica, deve-se indicar a página da qual a citação foi retirada, separando-a do restante do texto por vírgulas e colocando-a entre parênteses. Por exemplo:

“Segundo a BNCC 2022, ‘as aprendizagens essenciais devem ser desenvolvidas de forma integrada e interdisciplinar’ (BRASIL, 2022, p. 10).”

Citação indireta

Se você for fazer uma citação indireta da BNCC 2022, ou seja, parafrasear ou resumir alguma ideia presente no documento, a referência bibliográfica deve seguir o mesmo padrão apresentado anteriormente:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022.

Nesse caso, não é necessário indicar a página da qual a informação foi retirada, a menos que isso seja relevante para o contexto em que a citação é apresentada.

Conclusão

Referenciar a BNCC 2022 é fundamental para garantir a qualidade e a credibilidade de trabalhos acadêmicos, artigos e outros materiais que fazem uso do documento. Seguindo as normas da ABNT, é possível apresentar as informações de forma clara e objetiva, além de indicar corretamente a fonte das informações utilizadas.

FAQs

1. A BNCC 2022 substitui a versão anterior?

Sim, a BNCC 2022 substitui a versão anterior, publicada em 2017. A nova versão traz atualizações e ajustes importantes, além de ampliar e aprofundar as aprendizagens essenciais para os alunos brasileiros.

2. A BNCC 2022 é obrigatória para todas as escolas do Brasil?

Sim, a BNCC 2022 é obrigatória para todas as escolas do Brasil, sejam elas públicas ou privadas. O documento estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, e sua implementação é obrigatória em todo o território nacional.

3. É possível acessar a BNCC 2022 de forma gratuita?

Sim, é possível acessar a BNCC 2022 de forma gratuita no site do Ministério da Educação (MEC). O documento está disponível para download em formato PDF, além de estar disponível em outras plataformas e ferramentas educacionais.

Related video of como referenciar a bncc 2022

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait