Como Os Papilomavírus Podem Ser Adquiridos?

Reza April 21, 2021
Prevención del virus del papiloma humano (VPH) Embajada de los

O que são Papilomavírus?

Os Papilomavírus (HPV) são um grupo de vírus que podem causar lesões na pele ou mucosas, incluindo as genitais. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que alguns estão associados a doenças graves, como o câncer cervical, de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe.

Como os HPV são transmitidos?

Os HPV podem ser transmitidos por contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A transmissão pode ocorrer durante a relação sexual vaginal, anal ou oral, mas também pode ocorrer através de contato com áreas infectadas, como a vulva, o pênis, o ânus e a boca. Além disso, a transmissão pode ocorrer durante o parto, de mãe para filho.

Quais são os fatores de risco para adquirir HPV?

Alguns fatores aumentam o risco de contrair HPV, incluindo:

  • Início precoce da atividade sexual;
  • Múltiplos parceiros sexuais;
  • Parceiro sexual com múltiplos parceiros;
  • Não usar preservativo durante a relação sexual;
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Fumar.

Como prevenir a infecção por HPV?

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a infecção por HPV, incluindo:

  • Uso de preservativo durante a relação sexual;
  • Redução do número de parceiros sexuais;
  • Vacinação contra o HPV;
  • Realização de exames de rotina, como o Papanicolau (para mulheres) e o exame de próstata (para homens).

Quais são os sintomas de infecção por HPV?

A maioria das pessoas infectadas pelo HPV não apresenta sintomas, o que torna difícil detectar a infecção. Quando os sintomas aparecem, podem incluir:

  • Lesões na pele ou mucosas, incluindo verrugas genitais e lesões pré-cancerígenas;
  • Coceira ou dor na região genital;
  • Corrimento vaginal ou uretral anormal;
  • Dor durante a relação sexual.

Como é feito o diagnóstico de infecção por HPV?

O diagnóstico de infecção por HPV pode ser feito através de exames de rotina, como o Papanicolau (para mulheres) e o exame de próstata (para homens). Além disso, podem ser realizados exames específicos, como a colposcopia (exame das paredes vaginais) e a biópsia (retirada de uma amostra de tecido para análise).

For more information, please click the button below.

Como é tratada a infecção por HPV?

Não há cura para a infecção por HPV, mas as lesões podem ser tratadas e controladas. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos tópicos, como cremes e pomadas, ou procedimentos cirúrgicos, como a remoção das lesões.

Conclusão

Os Papilomavírus são um grupo de vírus que podem causar lesões na pele ou mucosas, incluindo as genitais. Eles são transmitidos por contato direto com a pele ou mucosas infectadas, principalmente durante a relação sexual. Algumas medidas podem ajudar a prevenir a infecção por HPV, como o uso de preservativo durante a relação sexual, a redução do número de parceiros sexuais, a vacinação contra o HPV e a realização de exames de rotina. Quando os sintomas aparecem, podem incluir lesões na pele ou mucosas, coceira ou dor na região genital, corrimento vaginal ou uretral anormal e dor durante a relação sexual. O diagnóstico de infecção por HPV pode ser feito através de exames de rotina, como o Papanicolau e o exame de próstata, ou exames específicos, como a colposcopia e a biópsia. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos tópicos ou procedimentos cirúrgicos.

FAQs

1. Quem deve se vacinar contra o HPV?

A vacinação contra o HPV é recomendada para meninas a partir dos 9 anos de idade e meninos a partir dos 11 anos de idade. A vacina também é indicada para pessoas com idade entre 9 e 26 anos que ainda não foram vacinadas.

2. O HPV pode ser transmitido por objetos, como toalhas ou roupas íntimas?

Não há evidências de que o HPV possa ser transmitido por objetos, como toalhas ou roupas íntimas. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com a pele ou mucosas infectadas.

3. O HPV pode causar câncer em homens?

Sim, o HPV pode causar câncer em homens, incluindo câncer de pênis, ânus e orofaringe. A vacinação contra o HPV também é indicada para meninos e homens.

Related video of como os papilomavírus podem ser adquiridos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait