Como Fazer Auto Soma No Excel

Reza March 24, 2022
1º Video Aula Excel Auto Soma Básico YouTube

O Excel é uma ferramenta extremamente útil para quem trabalha com planilhas e cálculos financeiros. Uma das funções mais utilizadas é a auto soma, que permite somar rapidamente uma série de valores sem a necessidade de digitar cada um deles individualmente. Neste tutorial, vamos explicar passo a passo como fazer auto soma no Excel.

Passo 1: Selecionar os valores a serem somados

O primeiro passo para fazer auto soma no Excel é selecionar os valores que serão somados. Para isso, basta clicar na célula onde deseja que o resultado da soma apareça e, em seguida, arrastar o cursor até a última célula que deve ser incluída na soma. Todos os valores selecionados serão destacados em azul.

Passo 2: Usar a função SOMA

O próximo passo é usar a função SOMA do Excel para somar os valores selecionados. Existem duas maneiras de fazer isso:

Opção 1: Digitar a função SOMA manualmente

Para digitar a função SOMA manualmente, basta escrever “=SOMA(” na célula onde deseja que o resultado da soma apareça e, em seguida, selecionar as células que devem ser somadas. Depois, é só fechar o parêntese e pressionar Enter.

Opção 2: Usar o botão de auto soma

O Excel também possui um botão de auto soma que facilita ainda mais o processo. Para usá-lo, basta selecionar a célula onde deseja que o resultado da soma apareça e clicar no botão de auto soma na barra de ferramentas. O Excel irá automaticamente selecionar as células que devem ser somadas e exibir o resultado na célula selecionada.

Dicas adicionais

Além de saber como fazer auto soma no Excel, existem algumas dicas adicionais que podem ser úteis na hora de trabalhar com planilhas:

For more information, please click the button below.
  • Para somar valores rapidamente, use a tecla de atalho Alt + =
  • Para somar valores que estão em células não adjacentes, selecione cada célula enquanto pressiona a tecla Ctrl
  • Para exibir o resultado da soma em outras células, basta copiar a célula onde a soma foi feita e colar em outras células da planilha

Conclusão

A auto soma é uma função extremamente útil do Excel que permite somar rapidamente uma série de valores. Para usá-la, basta selecionar os valores a serem somados e usar a função SOMA. O Excel também possui um botão de auto soma que facilita ainda mais o processo. Além disso, existem algumas dicas adicionais que podem ser úteis na hora de trabalhar com planilhas, como usar atalhos de teclado e copiar e colar resultados em outras células.

FAQs

1. Qual é a diferença entre a função SOMA e o botão de auto soma?

A função SOMA é uma fórmula que deve ser digitada manualmente e permite somar valores de uma forma mais personalizada. Já o botão de auto soma é uma ferramenta que seleciona automaticamente os valores que devem ser somados e exibe o resultado em uma célula específica.

2. É possível somar valores em diferentes planilhas?

Sim, é possível somar valores em diferentes planilhas. Para isso, basta incluir o nome da planilha antes da célula que deve ser somada. Por exemplo, para somar os valores da célula A1 da planilha “Planilha1” e da célula B1 da planilha “Planilha2”, a fórmula seria “=SOMA(Planilha1!A1, Planilha2!B1)”.

3. Como faço para somar valores com base em uma condição?

Para somar valores com base em uma condição, é possível usar a função SOMASE do Excel. Essa função permite somar apenas os valores que atendem a uma determinada condição. Por exemplo, para somar apenas os valores maiores do que 10 na coluna A da planilha, a fórmula seria “=SOMASE(A:A, “>10″)”.

Related video of como fazer auto soma no excel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait