Como É Possível Dobrar E Esticar O Braço

Reza February 16, 2022
5 exercícios para eliminar gordura e flacidez dos braços em casa

O movimento de dobrar e esticar o braço é algo que fazemos todos os dias, sem sequer pensar nele. No entanto, por trás desse movimento aparentemente simples, há uma complexa combinação de músculos, ossos e articulações que trabalham juntos para permitir o movimento. Neste artigo, vamos explorar como é possível dobrar e esticar o braço e os processos biológicos envolvidos.

A anatomia do braço

O braço é composto por três ossos principais: o úmero, o rádio e a ulna. O úmero é o osso longo que se estende do ombro até o cotovelo. O rádio e a ulna são os ossos que se estendem do cotovelo até o pulso. Esses ossos se conectam às articulações do cotovelo e do ombro, que são responsáveis ​​pela flexão e extensão do braço.

Os músculos envolvidos no movimento

Existem muitos músculos no braço que trabalham juntos para permitir o movimento de dobrar e esticar. Esses músculos são divididos em dois grupos principais: o grupo dos músculos flexores e o grupo dos músculos extensores.

Os músculos flexores

O grupo dos músculos flexores é responsável pela flexão do braço. Esses músculos incluem:

  • Bíceps braquial
  • Bráquio-radial
  • Coracobraquial

O músculo bíceps braquial é o músculo mais conhecido do grupo dos músculos flexores. Ele se origina na escápula e se insere no tubérculo da ulna. Quando o bíceps se contrai, ele puxa o antebraço em direção ao braço, dobrando o cotovelo.

Os músculos extensores

O grupo dos músculos extensores é responsável pela extensão do braço. Esses músculos incluem:

For more information, please click the button below.
  • Tríceps braquial
  • Anconeu

O músculo tríceps braquial é o músculo mais conhecido do grupo dos músculos extensores. Ele se origina na escápula e se insere no olécrano da ulna. Quando o tríceps se contrai, ele empurra o antebraço para longe do braço, estendendo o cotovelo.

As articulações envolvidas no movimento

Existem duas articulações principais envolvidas no movimento de dobrar e esticar o braço: a articulação do cotovelo e a articulação do ombro.

Articulação do cotovelo

A articulação do cotovelo é uma articulação em dobradiça que conecta o úmero, o rádio e a ulna. É responsável pela flexão e extensão do braço.

Articulação do ombro

A articulação do ombro é uma articulação esférica que conecta o úmero e a escápula. É responsável pela elevação, rotação e adução do braço.

Os nervos envolvidos no movimento

Os nervos que controlam o movimento de dobrar e esticar o braço são os nervos do plexo braquial. O plexo braquial é um conjunto de nervos que se originam na medula espinhal cervical e fornecem suprimento nervoso para o braço, antebraço e mão.

Conclusão

O movimento de dobrar e esticar o braço é uma combinação complexa de músculos, ossos, articulações e nervos que trabalham juntos para permitir o movimento. A compreensão da anatomia e das funções desses componentes pode ajudar a prevenir lesões e melhorar o desempenho do movimento.

FAQs

1. Quais são os músculos que permitem a flexão do braço?

Os músculos que permitem a flexão do braço são o bíceps braquial, o bráquio-radial e o coracobraquial.

2. Quais são os nervos que controlam o movimento de dobrar e esticar o braço?

Os nervos que controlam o movimento de dobrar e esticar o braço são os nervos do plexo braquial.

3. Como posso prevenir lesões durante o movimento de dobrar e esticar o braço?

Para prevenir lesões durante o movimento de dobrar e esticar o braço, é importante fazer um aquecimento adequado antes do exercício, manter uma boa postura, evitar levantar pesos excessivos e procurar ajuda médica se sentir dor ou desconforto.

Related video of como é possível dobrar e esticar o braço

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait