Como Dividir Um Círculo Em 3 Partes Iguais

Reza October 22, 2022
Dividir una circunferencia en 3 partes iguales. YouTube

Dividir um círculo em três partes iguais é uma tarefa simples, mas requer um pouco de matemática e precisão. Existem várias maneiras de fazer isso, mas vamos explicar duas opções:

Opção 1: usando um compasso e uma régua

  1. Desenhe o círculo que deseja dividir em três partes iguais.
  2. Encontre o centro do círculo. Para fazer isso, use um compasso para traçar dois diâmetros perpendiculares e cruzando no centro.
  3. Com o compasso, desenhe um arco que comece em um ponto qualquer na borda do círculo e termine em outro ponto na borda do círculo, passando pelo centro.
  4. Agora, desenhe outro arco, com a mesma distância do primeiro arco, mas partindo de outro ponto da borda do círculo.
  5. Os dois arcos se cruzarão em dois pontos, um no topo do círculo e outro na parte inferior.
  6. Usando uma régua, desenhe uma linha reta que conecte esses dois pontos de cruzamento. Essa linha dividirá o círculo em duas partes iguais.
  7. Para dividir cada uma dessas partes em mais uma terceira parte, repita os passos 3 a 6 em cada metade do círculo.

Opção 2: usando um transferidor

  1. Desenhe o círculo que deseja dividir em três partes iguais.
  2. Encontre o centro do círculo. Para fazer isso, use um compasso para traçar dois diâmetros perpendiculares e cruzando no centro.
  3. Coloque o transferidor no centro do círculo, com a linha zero apontando para cima.
  4. Marque os pontos 120° e 240° no transferidor. Esses pontos representam 1/3 do círculo cada.
  5. Usando uma régua, desenhe duas linhas retas que conectem o centro do círculo aos pontos 120° e 240° no transferidor.

Conclusão

Dividir um círculo em três partes iguais pode parecer difícil à primeira vista, mas é uma tarefa relativamente simples se você seguir esses passos. A opção que você escolher dependerá dos materiais que tiver à mão e de suas habilidades pessoais. Com um pouco de prática, você poderá dividir um círculo em quantas partes iguais desejar!

FAQs

1. Por que seria necessário dividir um círculo em três partes iguais?

Existem várias razões pelas quais alguém pode querer dividir um círculo em três partes iguais, desde fins artísticos até cálculos matemáticos. Por exemplo, um artista pode querer criar uma obra em que o círculo seja dividido em três partes iguais para criar uma sensação de equilíbrio. Um matemático pode querer dividir um círculo em três partes iguais para estudar as propriedades geométricas dessas partes.

2. Posso usar um transferidor para dividir um círculo em quatro partes iguais?

Sim, você pode usar um transferidor para dividir um círculo em quatro partes iguais. Para isso, marque os pontos 90°, 180° e 270° no transferidor e desenhe linhas retas que conectem o centro do círculo a esses pontos. Para dividir um círculo em cinco partes iguais, marque os pontos 72°, 144°, 216° e 288° no transferidor.

3. Como posso garantir que as três partes do círculo que dividi são realmente iguais?

Para garantir que as três partes do círculo que você dividiu são realmente iguais, você pode medir a área de cada parte usando fórmulas matemáticas específicas. Se você não tiver acesso a essas fórmulas, pode usar uma balança para verificar se cada parte do círculo tem o mesmo peso. Se você estiver apenas fazendo uma divisão aproximada, pode usar seus olhos para verificar se as três partes parecem iguais em tamanho.

For more information, please click the button below.

Related video of como dividir um circulo em 3 partes iguais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait