Como As Abelhas Se Comunicam?

Reza April 30, 2021
As abelhas comunicamse. imagem de stock. Imagem de hexágono 6073795

As abelhas são animais sociais que vivem em colônias compostas por milhares de indivíduos. Para manter a organização e a eficiência da colônia, as abelhas precisam se comunicar entre si.

Comunicação química

As abelhas se comunicam principalmente por meio de sinais químicos. Elas produzem e liberam feromônios, substâncias químicas que afetam o comportamento e a fisiologia de outros indivíduos da colônia.

Os feromônios são produzidos em diferentes glândulas do corpo da abelha e são liberados por meio de diferentes canais. Existem feromônios de alarme, que são liberados quando a colônia está em perigo, feromônios de orientação, que ajudam as abelhas a encontrar o caminho de volta para a colmeia, e feromônios sexuais, que são liberados pelas abelhas rainhas para atrair os zangões durante a época de acasalamento.

Os feromônios também são importantes para a organização da colônia. Por exemplo, as abelhas operárias reconhecem a rainha por meio do feromônio que ela produz. Esse feromônio também ajuda a manter a ordem e a hierarquia na colônia.

Comunicação visual

Além da comunicação química, as abelhas também se comunicam visualmente. Elas são capazes de distinguir cores e padrões e usam essas informações para encontrar flores e plantas que produzem néctar e pólen.

As abelhas também usam a posição do sol para se orientar durante os voos de busca de alimento. Elas são capazes de detectar a polarização da luz e a posição do sol mesmo em dias nublados.

For more information, please click the button below.

Comunicação tátil

As abelhas também se comunicam por meio do toque. Elas usam o contato físico para transmitir informações sobre a localização de alimentos e fontes de água para outras abelhas da colônia.

Por exemplo, quando uma abelha encontra uma fonte de alimento, ela volta para a colmeia e realiza uma dança para transmitir a localização do alimento para as outras abelhas. A dança consiste em uma série de movimentos que indicam a direção e a distância do alimento em relação à posição do sol.

Conclusão

As abelhas são animais incríveis que se comunicam de várias maneiras para manter a organização e a eficiência da colônia. A comunicação química é a forma mais importante de comunicação entre as abelhas, mas elas também usam a comunicação visual e tátil para transmitir informações importantes.

FAQs

1. Todas as abelhas produzem os mesmos feromônios?

Não, as abelhas produzem diferentes tipos de feromônios, dependendo do seu papel na colônia. As abelhas rainhas produzem feromônios sexuais para atrair os zangões durante a época de acasalamento, enquanto as abelhas operárias produzem feromônios de alarme e orientação para manter a organização da colônia.

2. Todas as abelhas são capazes de realizar a dança para transmitir informações sobre a localização de alimento?

Não, apenas as abelhas operárias são capazes de realizar a dança para transmitir informações sobre a localização de alimento. As abelhas rainhas não participam da busca de alimentos e os zangões têm um papel limitado na colônia.

3. Como as abelhas são capazes de detectar a polarização da luz?

As abelhas têm células especiais nos olhos que são sensíveis à polarização da luz. Essas células são conhecidas como ocelos e são capazes de detectar a direção e a intensidade da luz polarizada.

Related video of como as abelhas se comunicam

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait