Como Amenizar A Coceira Da Dengue

Reza May 16, 2021
O que fazer para acabar com a coceira da dengue portaldojudo

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes, como o mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça e coceira na pele. A coceira é um dos sintomas mais incômodos e pode ser aliviada com algumas medidas simples. Neste artigo, vamos discutir algumas formas de amenizar a coceira da dengue.

Como a Dengue Causa Coceira?

A coceira é causada pela resposta do sistema imunológico à picada do mosquito infectado. Quando o mosquito pica, ele injeta saliva na pele do paciente. A saliva contém substâncias químicas que provocam uma reação alérgica na pele. Essa reação causa vermelhidão, inchaço e coceira.

Como Amenizar a Coceira?

A coceira pode ser aliviada com algumas medidas simples:

1. Compressas frias

Compressas frias podem ajudar a aliviar a coceira e o inchaço. Basta mergulhar um pano limpo em água fria ou colocar gelo em um saco plástico e envolver em uma toalha. Aplique a compressa na área afetada por 10 a 15 minutos várias vezes ao dia.

2. Loções calmantes

Loções calmantes, como aloe vera ou calamina, podem ajudar a aliviar a coceira e a dor. Aplique a loção na área afetada duas a três vezes ao dia.

3. Anti-histamínicos

Anti-histamínicos, como a loratadina, podem ajudar a aliviar a coceira e a vermelhidão. Eles podem ser comprados sem receita médica em farmácias e devem ser tomados de acordo com as instruções do fabricante.

For more information, please click the button below.

4. Evite coçar

Embora seja tentador coçar a área afetada, isso pode piorar a coceira e a dor. Coçar pode causar danos à pele e aumentar o risco de infecção. Tente distrair-se com outras atividades ou use um curativo para cobrir a área afetada.

Quando Procurar Ajuda Médica?

Se os sintomas piorarem ou se houver sinais de infecção, como vermelhidão intensa, inchaço ou pus, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Em casos graves de dengue, os pacientes podem desenvolver complicações, como dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.

Como Prevenir a Dengue?

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a picada do mosquito. Algumas medidas preventivas incluem:

  • Usar repelente de insetos;
  • Usar roupas que cubram a maior parte do corpo;
  • Instalar telas nas janelas e portas;
  • Evitar água parada, como em recipientes, pneus ou vasos de plantas;
  • Limpar regularmente as calhas e os ralos;
  • Usar mosquiteiros em camas e berços.

Conclusão

A coceira é um sintoma comum da dengue e pode ser muito incômoda. No entanto, existem várias formas de aliviá-la, como compressas frias, loções calmantes, anti-histamínicos e evitar coçar. É importante tomar medidas preventivas para evitar a picada do mosquito e prevenir a dengue.

FAQs

1. A coceira é um sintoma comum da dengue?

Sim, a coceira é um sintoma comum da dengue e é causada pela reação alérgica à picada do mosquito infectado.

2. O que devo fazer se a coceira piorar?

Se a coceira piorar ou houver sinais de infecção, como vermelhidão intensa, inchaço ou pus, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

3. Como posso prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a picada do mosquito. Algumas medidas preventivas incluem usar repelente de insetos, roupas que cubram a maior parte do corpo, instalar telas nas janelas e portas, evitar água parada e usar mosquiteiros em camas e berços.

Related video of como amenizar a coceira da dengue

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait