Como A Radiação É Utilizada Para O Tratamento De Câncer

Reza May 20, 2022
New Cancer Radiation Therapy Could Reduce Time of Treatment from

A radioterapia é um tratamento para o câncer que utiliza radiação ionizante para matar células cancerosas. A radiação pode ser entregue por uma fonte externa, como uma máquina de radioterapia, ou internamente, através do implante de material radioativo próximo ao tumor.

Como funciona a radioterapia?

A radioterapia funciona destruindo o DNA das células cancerosas, impedindo-as de se dividir e crescer. A radiação é direcionada para a área afetada, com o objetivo de minimizar os danos às células saudáveis circundantes. A radioterapia pode ser usada como um tratamento único ou combinada com cirurgia e/ou quimioterapia.

Quais são os tipos de radioterapia?

Existem dois tipos principais de radioterapia: radioterapia externa e radioterapia interna.

Radioterapia externa

A radioterapia externa usa uma máquina de radioterapia para direcionar a radiação para a área afetada. A máquina pode ser uma máquina de raios X ou de partículas carregadas, como um acelerador linear. A radioterapia externa geralmente é administrada em sessões diárias, cinco dias por semana, durante várias semanas.

Radioterapia interna

A radioterapia interna, também conhecida como braquiterapia, envolve a colocação de material radioativo diretamente na área afetada. O material radioativo pode ser colocado dentro do corpo, próximo ao tumor, por meio de agulhas ou cateteres. A radioterapia interna pode ser administrada em uma única dose ou em várias sessões ao longo de vários dias.

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia?

Os efeitos colaterais da radioterapia geralmente dependem do tipo e da quantidade de radiação recebida, além da área do corpo que está sendo tratada. Os efeitos colaterais comuns incluem:

For more information, please click the button below.
  • Fadiga
  • Perda de cabelo na área tratada
  • Irritação da pele
  • Náusea e vômito
  • Perda de apetite

Os efeitos colaterais geralmente desaparecem algumas semanas após o término do tratamento. Em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser mais graves, incluindo danos aos órgãos próximos à área tratada.

Quem é elegível para radioterapia?

A radioterapia pode ser usada para tratar muitos tipos diferentes de câncer em qualquer parte do corpo. A indicação para radioterapia é determinada pelo tipo, estágio e localização do câncer, bem como pela saúde geral do paciente. A radioterapia pode ser usada como um tratamento único ou combinada com cirurgia e/ou quimioterapia. Se você foi diagnosticado com câncer, converse com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis e se a radioterapia é uma opção para você.

A radioterapia é um tratamento eficaz para o câncer que usa radiação ionizante para matar células cancerosas. A radioterapia pode ser entregue por uma fonte externa ou internamente. Os efeitos colaterais geralmente são leves e desaparecem algumas semanas após o término do tratamento. A elegibilidade para radioterapia é determinada pelo tipo, estágio e localização do câncer, bem como pela saúde geral do paciente. Se você foi diagnosticado com câncer, converse com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis e se a radioterapia é uma opção para você.

FAQs

1. A radioterapia é dolorosa?

A radioterapia em si não é dolorosa. No entanto, alguns pacientes podem sentir desconforto ou dor na área afetada durante ou após o tratamento.

2. A radioterapia é segura?

A radioterapia é segura quando administrada corretamente por profissionais de saúde treinados. A radiação pode causar efeitos colaterais, mas os benefícios da radioterapia geralmente superam os riscos.

3. A radioterapia pode curar o câncer?

A radioterapia pode ser curativa para alguns tipos de câncer, especialmente quando combinada com cirurgia e/ou quimioterapia. No entanto, a cura não pode ser garantida e o sucesso do tratamento depende do tipo, estágio e localização do câncer, bem como da saúde geral do paciente.

Related video of como a radiacao utilizada para o tratamento de cancer

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait