Como A Dengue Age No Organismo

Reza March 10, 2023
Ciclo da Dengue Duração em Dias CMS DR WOODROW PIMENTEL PANTOJA

O que é a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela é endêmica em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil. Existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue, e cada um deles pode causar a doença.

Como a dengue é transmitida

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. O mosquito se alimenta do sangue humano e, ao fazê-lo, pode transmitir o vírus para a pessoa. Não é possível contrair a dengue diretamente de outra pessoa ou animal.

Sintomas da dengue

Os sintomas da dengue geralmente aparecem entre 3 e 14 dias após a picada do mosquito infectado. Eles incluem:

  • Febre alta (geralmente acima de 38,5°C)
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor muscular e nas articulações
  • Fadiga e cansaço
  • Náusea e vômito
  • Aparecimento de manchas vermelhas na pele

Como a dengue age no organismo

O vírus da dengue entra no organismo através da picada do mosquito infectado. Ele circula pelo sangue e infecta as células do sistema imunológico, como os linfócitos e as células dendríticas. Isso desencadeia uma resposta imunológica do corpo para tentar combater a infecção. Durante a resposta imunológica, o corpo produz substâncias chamadas citocinas, que ajudam a combater a infecção. No entanto, em alguns casos, o sistema imunológico pode produzir uma quantidade excessiva de citocinas, o que pode levar a uma resposta inflamatória exagerada. A resposta inflamatória exagerada pode causar danos aos vasos sanguíneos, levando a uma diminuição da circulação sanguínea e a uma redução do fluxo de oxigênio para os tecidos. Isso pode causar sintomas como dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e fadiga. Além disso, o vírus da dengue pode infectar as células do fígado, dos rins e da medula óssea, levando a complicações mais graves. Em casos graves de dengue, pode ocorrer uma queda na pressão arterial, o que pode levar a um choque circulatório e à falência de múltiplos órgãos.

Tratamento da dengue

Não há um tratamento específico para a dengue. O tratamento é sintomático e visa aliviar os sintomas da doença. Isso pode incluir:

  • Repouso
  • Uso de medicamentos para reduzir a febre e a dor, como o paracetamol
  • Hidratação adequada com água e outros líquidos

Em casos graves de dengue, o paciente pode precisar de internação hospitalar para receber tratamento de suporte, como hidratação intravenosa e monitoramento dos níveis de pressão arterial e dos órgãos.

For more information, please click the button below.

Prevenção da dengue

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:

  • Usar repelente de insetos
  • Vestir roupas que cubram todo o corpo
  • Usar telas de proteção nas janelas e portas
  • Eliminar possíveis criadouros do mosquito, como água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e latas

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode causar sintomas leves a graves e, em casos graves, pode levar à morte. O vírus da dengue age no organismo infectando as células do sistema imunológico e desencadeando uma resposta inflamatória exagerada. Não há um tratamento específico para a dengue, e o tratamento é sintomático. A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a picada do mosquito Aedes aegypti e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

1. A dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa?

Não, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Não é possível contrair a dengue diretamente de outra pessoa ou animal.

2. Todas as pessoas infectadas pelo vírus da dengue desenvolvem sintomas?

Não, algumas pessoas infectadas pelo vírus da dengue podem não apresentar sintomas ou ter sintomas leves.

3. É possível contrair dengue mais de uma vez?

Sim, é possível contrair dengue mais de uma vez. Há quatro tipos diferentes do vírus da dengue, e a imunidade adquirida após a infecção por um tipo não protege contra os outros tipos. Na verdade, a infecção por um segundo tipo pode ser mais grave do que a infecção por um primeiro tipo.

Related video of como a dengue age no organismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait