A Classificação Periódica Moderna Dos Elementos

Reza September 14, 2021
Tabela Periódica Bia Mapas Editora

A classificação periódica moderna dos elementos é o arranjo dos elementos químicos em ordem crescente de seus números atômicos. Essa classificação foi desenvolvida para organizar os elementos em grupos e períodos, com base em suas propriedades químicas e físicas.

História da Classificação Periódica dos Elementos

A história da classificação periódica dos elementos remonta ao século XIX, quando os químicos começaram a descobrir novos elementos e observar suas propriedades. Um dos primeiros a tentar organizar os elementos foi o químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner. Em 1829, ele agrupou os elementos em tríades, com base em suas propriedades químicas semelhantes. Por exemplo, ele agrupou o cloro, o bromo e o iodo em uma tríade, pois todos são halogênios e têm propriedades químicas semelhantes.

Em 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev desenvolveu a primeira versão da tabela periódica moderna. Ele organizou os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas e deixou espaços vazios para elementos ainda não descobertos. Ele também organizou os elementos em colunas verticais (chamadas grupos) e linhas horizontais (chamadas períodos), com base em suas propriedades químicas e físicas.

A tabela periódica de Mendeleev foi um grande avanço na compreensão dos elementos químicos e suas propriedades. No entanto, à medida que mais elementos foram descobertos e mais pesquisas foram realizadas, ficou claro que a ordem dos elementos deveria ser baseada em seus números atômicos, em vez de suas massas atômicas.

Em 1913, o químico inglês Henry Moseley mostrou que o número atômico era uma propriedade fundamental dos elementos e deveria ser usado para organizá-los na tabela periódica. A partir daí, a classificação periódica moderna dos elementos foi estabelecida, com base no número atômico de cada elemento.

Organização da Classificação Periódica Moderna

A classificação periódica moderna é organizada em sete linhas horizontais, chamadas períodos, e dezoito colunas verticais, chamadas grupos. As linhas horizontais representam os níveis de energia dos elétrons em um átomo, e as colunas verticais representam as valências dos elementos.

For more information, please click the button below.

Os elementos em um mesmo grupo têm propriedades químicas semelhantes, pois têm o mesmo número de elétrons em sua camada externa (também chamada de camada de valência). Os elementos em um mesmo período têm o mesmo número de níveis de energia, mas não necessariamente as mesmas propriedades químicas.

Grupos

Os grupos da tabela periódica são numerados de 1 a 18, e também têm nomes específicos.

  • Grupo 1 (também chamado de grupo dos metais alcalinos): inclui os elementos lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Todos esses elementos têm um elétron em sua camada de valência e são altamente reativos.
  • Grupo 2 (também chamado de grupo dos metais alcalino-terrosos): inclui os elementos berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio. Todos esses elementos têm dois elétrons em sua camada de valência e são menos reativos que os metais alcalinos.
  • Grupo 3 (também chamado de grupo do escândio): inclui o elemento escândio e os elementos ítrio e lantânio, que são chamados de lantanídeos.
  • Grupo 4 (também chamado de grupo do titânio): inclui o elemento titânio e os elementos zircônio e háfnio, que têm propriedades semelhantes ao titânio.
  • Grupo 5 (também chamado de grupo do vanádio): inclui o elemento vanádio e os elementos nióbio e tântalo, que têm propriedades semelhantes ao vanádio.
  • Grupo 6 (também chamado de grupo do cromo): inclui o elemento cromo e os elementos molibdênio e tungstênio, que têm propriedades semelhantes ao cromo.
  • Grupo 7 (também chamado de grupo do manganês): inclui o elemento manganês e os elementos tecnécio e rénio, que têm propriedades semelhantes ao manganês.
  • Grupo 8 (também chamado de grupo do ferro): inclui o elemento ferro e os elementos cobalto e níquel, que têm propriedades semelhantes ao ferro.
  • Grupo 9 (também chamado de grupo do cobre): inclui o elemento cobre e os elementos prata e ouro, que têm propriedades semelhantes ao cobre.
  • Grupo 10 (também chamado de grupo do níquel): inclui o elemento níquel e os elementos paládio e platina, que têm propriedades semelhantes ao níquel.
  • Grupo 11 (também chamado de grupo do cobre): inclui o elemento zinco e os elementos cádmio e mercúrio, que têm propriedades semelhantes ao zinco.
  • Grupo 12 (também chamado de grupo do zinco): inclui o elemento boro e os elementos alumínio, gálio, índio e tálio. Todos esses elementos têm três elétrons em sua camada de valência e são menos reativos que os metais alcalino-terrosos.
  • Grupo 13 (também chamado de grupo do carbono): inclui o elemento carbono e os elementos silício, germânio, estanho e chumbo. Todos esses elementos têm quatro elétrons em sua camada de valência e podem formar ligações covalentes.
  • Grupo 14 (também chamado de grupo do nitrogênio): inclui o elemento nitrogênio e os elementos fósforo, arsênio, antimônio e bismuto. Todos esses elementos têm cinco elétrons em sua camada de valência e podem formar ligações covalentes.
  • Grupo 15 (também chamado de grupo do oxigênio): inclui o elemento oxigênio e os elementos enxofre, selênio, telúrio e polônio. Todos esses elementos têm seis elétrons em sua camada de valência e podem formar ligações covalentes ou iônicas.
  • Grupo 16 (também chamado de grupo dos calcogênios): inclui o elemento flúor e os elementos cloro, bromo, iodo e astato. Todos esses elementos têm sete elétrons em sua camada de valência e são altamente reativos.
  • Grupo 17 (também chamado de grupo dos halogênios): inclui o elemento hélio e os elementos néon, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Todos esses elementos têm oito elétrons em sua camada de valência e são gases nobres.
  • Grupo 18 (também chamado de grupo dos gases nobres): inclui o elemento hélio e os elementos néon, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Todos esses elementos têm oito elétrons em sua camada de valência e são gases nobres.

Períodos

Os períodos da tabela periódica são numerados de 1 a 7.

  • Período 1: inclui os elementos hidrogênio e hélio.
  • Período 2: inclui os elementos lítio, berílio, boro, carbono, nitrogênio, oxigênio, fl

Related video of com relação a classificação periodica moderna dos elementos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait