Código 157: O Que Significa?

Reza September 12, 2021
157 — сто пятьдесят семь. натуральное нечетное число. 37е простое число

Você já deve ter ouvido falar do “código 157” em alguma conversa ou até mesmo em notícias relacionadas à crimes e violência. Mas o que ele significa exatamente?

O que é o código 157?

O “código 157” é uma referência ao artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de roubo. Segundo o texto da lei, comete o crime de roubo quem “subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”.

Em outras palavras, o código 157 é utilizado como uma gíria para se referir a assaltos ou roubos violentos, em que a vítima é ameaçada ou agredida para que entregue seus pertences.

Origem da expressão

Não se sabe ao certo quando a expressão “código 157” começou a ser utilizada como sinônimo de roubo violento no Brasil. Acredita-se que ela tenha surgido nas décadas de 1960 e 1970, período em que a criminalidade urbana se intensificou nas grandes cidades brasileiras.

Algumas fontes apontam que a expressão teria sido criada por criminosos que utilizavam rádios comunicadores para se comunicar durante a prática de assaltos. Como forma de evitar que a polícia interceptasse suas conversas, eles teriam criado códigos para se referir aos crimes que estavam cometendo. Assim, o “código 157” seria uma referência ao crime de roubo.

Punição para o crime de roubo

O crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, é considerado um crime grave e pode resultar em pena de reclusão de 4 a 10 anos, além de multa. Se o roubo for cometido com o uso de arma de fogo, a pena pode ser aumentada em até dois terços.

For more information, please click the button below.

Além disso, se o roubo resultar em lesão corporal grave ou morte da vítima, a pena pode chegar a 30 anos de reclusão.

Conclusão

O “código 157” é uma expressão utilizada para se referir ao crime de roubo violento, previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro. Embora sua origem seja incerta, a expressão é amplamente conhecida no Brasil e é utilizada tanto por criminosos quanto por pessoas que desejam se referir a esse tipo de crime de forma informal.

FAQs

1. Qual a diferença entre roubo e furto?

O roubo é a subtração de um bem móvel de outra pessoa mediante ameaça ou violência. Já o furto é a subtração de um bem móvel de outra pessoa sem o uso de ameaça ou violência. O roubo é considerado um crime mais grave que o furto.

2. Todos os casos de roubo são considerados “código 157”?

Nem todos os casos de roubo são considerados “código 157”. A expressão é utilizada de forma informal para se referir especificamente aos casos de roubo violento, em que a vítima é ameaçada ou agredida.

3. Qual a importância de conhecer o código 157?

Conhecer o código 157 e entender o que ele significa pode ajudar as pessoas a se protegerem de possíveis assaltos ou roubos. Além disso, saber que o roubo é considerado um crime grave pode incentivar as pessoas a denunciarem casos de violência e a pressionarem as autoridades a tomarem medidas de combate à criminalidade.

Related video of codigo 157 o que significa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait