Classifique As Orações Coordenadas Sindéticas

Reza September 22, 2021
Classificação das orações coordenadas sindéticas

As orações coordenadas sindéticas são aquelas que estão interligadas por meio de conjunções coordenativas, como “e”, “mas”, “ou”, “todavia”, entre outras. Estas conjunções são responsáveis por estabelecer a relação de coordenação entre as orações, ou seja, elas têm a mesma importância dentro da estrutura da frase.

Tipo de orações coordenadas sindéticas

Existem quatro tipos de orações coordenadas sindéticas:

  1. Orações coordenadas aditivas: são aquelas que expressam adição ou soma de informações. As conjunções coordenativas mais comuns que estabelecem essa relação são “e”, “nem”, “não só…mas também”. Exemplo: “Eu gosto de nadar e de correr.”
  2. Orações coordenadas adversativas: estabelecem uma relação de oposição ou contraste entre as orações. As conjunções coordenativas mais comuns que estabelecem essa relação são “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo”. Exemplo: “Eu gosto de nadar, mas não gosto de correr.”
  3. Orações coordenadas alternativas: estabelecem uma relação de alternância ou escolha entre as orações. As conjunções coordenativas mais comuns que estabelecem essa relação são “ou”, “ou…ou”, “ora…ora”. Exemplo: “Eu vou viajar ou para a praia ou para a montanha.”
  4. Orações coordenadas conclusivas: estabelecem uma relação de conclusão ou consequência entre as orações. As conjunções coordenativas mais comuns que estabelecem essa relação são “logo”, “portanto”, “assim”, “por conseguinte”. Exemplo: “Eu estudei bastante, portanto passei no vestibular.”

Exemplos de orações coordenadas sindéticas

A seguir, veja alguns exemplos de orações coordenadas sindéticas:

  • Orações coordenadas aditivas: “Eu gosto de pizza e de macarrão.”
  • Orações coordenadas adversativas: “Eu gosto de pizza, mas não gosto de azeitona.”
  • Orações coordenadas alternativas: “Eu vou viajar para a praia ou para a montanha.”
  • Orações coordenadas conclusivas: “Eu estudei bastante, portanto passei no vestibular.”

Como identificar as orações coordenadas sindéticas?

Para identificar as orações coordenadas sindéticas, é preciso observar se as orações estão interligadas por meio de conjunções coordenativas, como “e”, “mas”, “ou”, “todavia”, entre outras. Além disso, é importante verificar se as orações têm a mesma importância dentro da estrutura da frase.

Qual a diferença entre orações coordenadas e subordinadas?

As orações coordenadas e subordinadas são diferentes porque, enquanto as orações coordenadas são independentes e têm a mesma importância dentro da estrutura da frase, as orações subordinadas são dependentes e têm menos importância.

Uma oração subordinada é aquela que, além de estar ligada a outra oração por meio de uma conjunção subordinativa, tem a função de complementar ou modificar a oração principal. Por exemplo, na frase “Eu vou estudar porque quero passar no vestibular”, a oração “porque quero passar no vestibular” é uma oração subordinada, pois está ligada à oração principal “Eu vou estudar” por meio da conjunção subordinativa “porque”.

For more information, please click the button below.

Quais são as principais conjunções coordenativas?

As principais conjunções coordenativas são:

  • Aditivas: e, nem, não só…mas também.
  • Adversativas: mas, porém, todavia, contudo.
  • Alternativas: ou, ou…ou, ora…ora.
  • Conclusivas: logo, portanto, assim, por conseguinte.

Conclusão

As orações coordenadas sindéticas são aquelas que estão interligadas por meio de conjunções coordenativas, como “e”, “mas”, “ou”, “todavia”, entre outras. Existem quatro tipos de orações coordenadas sindéticas: aditivas, adversativas, alternativas e conclusivas. Para identificá-las, é preciso observar se as orações têm a mesma importância dentro da estrutura da frase e se estão interligadas por meio de conjunções coordenativas.

FAQs

1. Todas as orações coordenadas sindéticas têm conjunções coordenativas?

Sim, todas as orações coordenadas sindéticas têm conjunções coordenativas, pois são elas que estabelecem a relação de coordenação entre as orações.

2. As orações coordenadas sindéticas podem ser utilizadas em qualquer tipo de texto?

Sim, as orações coordenadas sindéticas podem ser utilizadas em qualquer tipo de texto, desde os mais formais até os mais informais. No entanto, é importante utilizá-las de forma adequada para não comprometer a clareza e a coesão do texto.

3. O que é uma oração coordenada assindética?

Uma oração coordenada assindética é aquela que não está interligada por meio de conjunções coordenativas, ou seja, não há uma conjunção que estabeleça a relação de coordenação entre as orações. Exemplo: “Eu gosto de pizza, cerveja, futebol.”

Related video of classifique as oracoes coordenadas sindeticas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait