Citações Coringas Para O Enem

Reza July 18, 2022
10 CITAÇÕES CORINGA PARA USAR NA REDAÇÃO (ENEM 2019) YouTube

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil. Com uma prova que abrange diversas áreas do conhecimento, muitos estudantes buscam estratégias para aumentar suas chances de obter uma boa nota. Uma dessas estratégias é utilizar citações em suas redações, conhecidas como “citações coringas”.

O que são citações coringas?

Citações coringas são frases ou trechos de obras literárias, filosóficas, científicas ou históricas que podem ser utilizados em diferentes contextos, dando sustentação e argumentação aos pontos de vista defendidos pelo autor da redação. Essas citações são consideradas “coringas” por terem uma abrangência temática que pode ser aplicada a diversos assuntos abordados nas questões do Enem.

Como utilizar citações coringas?

Para utilizar citações coringas em sua redação, é importante que o estudante tenha um bom repertório cultural e esteja familiarizado com as obras que serão utilizadas. Além disso, é necessário que a citação esteja de acordo com o tema proposto pela questão e que seja introduzida de forma coerente e clara no texto.

É importante lembrar que as citações devem ser um complemento ao texto e não o seu principal argumento. Por isso, é necessário que o estudante desenvolva sua própria argumentação e utilize a citação para dar suporte e embasamento aos seus pontos de vista.

Exemplos de citações coringas

Veja abaixo alguns exemplos de citações coringas que podem ser utilizados em diferentes temas do Enem:

  • “A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância” – Sócrates;
  • “O homem é a medida de todas as coisas” – Protágoras;
  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela;
  • “Nada é tão perigoso quanto uma ideia quando ela é a única que você tem” – Emile-Auguste Chartier;
  • “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la” – Cícero;
  • “O conhecimento é a única riqueza que os ladrões não podem roubar” – Provérbio árabe;
  • “A liberdade é o oxigênio da alma” – Moshe Dayan;
  • “A felicidade não está em fazer o que a gente quer, e sim querer o que a gente faz” – Jean-Paul Sartre;
  • “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” – Johann Goethe;
  • “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” – Eleanor Roosevelt.

Conclusão

O uso de citações coringas pode ser uma estratégia interessante para aumentar a nota na redação do Enem. No entanto, é importante lembrar que as citações devem ser utilizadas de forma coerente e clara, sempre como um complemento à argumentação do estudante. Além disso, é necessário que o estudante tenha um bom repertório cultural e esteja familiarizado com as obras que serão utilizadas. Com esses cuidados, as citações coringas podem ser uma forma de dar mais sustentação e embasamento aos pontos de vista defendidos na redação.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. As citações coringas garantem uma boa nota na redação do Enem?

Não. As citações coringas são apenas um complemento à argumentação do estudante e não garantem uma boa nota por si só. É importante que o estudante desenvolva sua própria argumentação e utilize as citações para dar suporte e embasamento aos seus pontos de vista.

2. Quantas citações coringas são recomendadas em uma redação do Enem?

Não há um número mínimo ou máximo de citações coringas recomendadas em uma redação do Enem. O importante é que as citações estejam de acordo com o tema proposto e sejam introduzidas de forma coerente e clara no texto.

3. Posso utilizar citações coringas em todas as áreas do conhecimento do Enem?

Sim. As citações coringas podem ser utilizadas em todas as áreas do conhecimento do Enem, desde que estejam de acordo com o tema proposto pela questão e sejam introduzidas de forma coerente e clara no texto.

Related video of citações coringas para o enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait