Chiquinha Gonzaga Ó Abre Alas

Reza October 28, 2022
Discografia sobre a obra de Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga Ó Abre Alas é uma das músicas mais conhecidas do carnaval brasileiro e foi composta por Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, em 1899. Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e também a primeira mulher a ter uma composição gravada no país.

Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, e desde cedo mostrou interesse pela música. Aos 11 anos, ela já tocava piano e aos 16 compôs sua primeira música, Canção dos Pastores. Em 1885, ela se separou do marido e resolveu se dedicar exclusivamente à música, o que era incomum para as mulheres da época.

Chiquinha Gonzaga se tornou uma das personalidades mais importantes da música brasileira do século XIX e XX, compondo mais de duas mil músicas, entre elas óperas, modinhas, valsas e polcas. Ela também foi uma das primeiras compositoras a misturar ritmos africanos e europeus em suas obras.

Ó Abre Alas

Ó Abre Alas foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899 para o bloco carnavalesco Rosa de Ouro. A letra, escrita por Zé Delfino, era uma convocação para que o povo se unisse e saísse às ruas para festejar o carnaval. A música foi um grande sucesso e se tornou um hino do carnaval brasileiro.

Ó Abre Alas também é considerada uma das primeiras marchinhas de carnaval, um ritmo que se tornaria muito popular nas décadas seguintes. A música foi gravada pela primeira vez em 1905 por Bahiano e logo se tornou um clássico do carnaval.

Legado de Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga foi uma das pioneiras na luta pelos direitos autorais no Brasil. Em 1917, ela fundou a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), que mais tarde se tornaria a atual Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (Sbacem). A entidade foi criada para proteger os direitos autorais dos músicos brasileiros e lutar contra a pirataria.

For more information, please click the button below.

Além disso, Chiquinha Gonzaga foi uma das primeiras mulheres a se envolver na política brasileira. Ela lutou pelo direito ao voto feminino e chegou a se candidatar a deputada federal em 1934, mas não foi eleita.

Chiquinha Gonzaga faleceu em 28 de fevereiro de 1935, aos 87 anos. Ela deixou um legado importante para a música brasileira e para a luta pelos direitos autorais no país.

Conclusão

Chiquinha Gonzaga Ó Abre Alas é uma música que faz parte da história do carnaval brasileiro e da música brasileira como um todo. Além disso, a compositora Francisca Edwiges Neves Gonzaga deixou um legado importante na luta pelos direitos autorais e na luta pela igualdade de gênero no Brasil.

FAQs

1. Qual a importância de Chiquinha Gonzaga para a música brasileira?

Chiquinha Gonzaga foi uma das personalidades mais importantes da música brasileira do século XIX e XX, compondo mais de duas mil músicas, entre elas óperas, modinhas, valsas e polcas. Ela também foi uma das primeiras compositoras a misturar ritmos africanos e europeus em suas obras.

2. Por que Ó Abre Alas é considerada uma das primeiras marchinhas de carnaval?

Ó Abre Alas é considerada uma das primeiras marchinhas de carnaval porque foi composta em um ritmo acelerado e alegre, típico das marchas que se tornariam populares nas décadas seguintes. A música também foi escrita para ser tocada por uma orquestra de rua durante o carnaval.

3. Qual o legado deixado por Chiquinha Gonzaga para a luta pelos direitos autorais no Brasil?

Chiquinha Gonzaga foi uma das pioneiras na luta pelos direitos autorais no Brasil. Em 1917, ela fundou a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), que mais tarde se tornaria a atual Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (Sbacem). A entidade foi criada para proteger os direitos autorais dos músicos brasileiros e lutar contra a pirataria.

Related video of chiquinha gonzaga ó abre alas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait