Charque É Carne De Cavalo?

Reza November 26, 2021
Horse meat, sausage stock photo. Image of chopped, food 28761306

Essa afirmação é uma grande mentira e pode ser considerada uma forma de desinformação ou até mesmo uma brincadeira de mau gosto. Charque é, na verdade, um tipo de carne seca, muito consumida no sul do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O que é charque?

O charque é um tipo de carne bovina, geralmente de cortes como a paleta ou a coxa, que passa por um processo de dessalgue, salga e secagem. Esse processo é feito para conservar a carne por mais tempo, já que antes da existência da refrigeração, era difícil manter a carne fresca por muito tempo.

Hoje em dia, o charque é muito consumido na culinária gaúcha, sendo utilizado em diversos pratos como o famoso “arroz de carreteiro”, a “feijoada”, o “churrasco” e a “pizza de charque”.

De onde surgiu a ideia de que charque é carne de cavalo?

Não se sabe ao certo a origem dessa ideia. É possível que tenha sido uma brincadeira de mau gosto ou uma forma de desinformação. No entanto, é importante desmistificar essa ideia, já que o consumo de carne de cavalo é proibido no Brasil, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Quais são os benefícios do consumo de charque?

O consumo de charque pode trazer diversos benefícios para a saúde, já que é uma fonte de proteína magra e rica em ferro e zinco. Além disso, por ser um alimento seco, o charque tem uma validade maior do que a carne fresca, o que pode ser uma vantagem para famílias que não têm acesso fácil a produtos perecíveis.

Como preparar o charque?

Antes de preparar o charque, é preciso dessalgá-lo. Para isso, basta deixar a carne de molho em água fria por cerca de 24 horas, trocando a água de tempos em tempos. Depois desse processo, a carne pode ser cozida, frita ou assada.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Em resumo, o charque é uma carne bovina seca e salgada, muito consumida na culinária gaúcha. A ideia de que charque é carne de cavalo é falsa e pode ser considerada uma forma de desinformação. O consumo de charque pode trazer diversos benefícios para a saúde, já que é uma fonte de proteína magra e rica em ferro e zinco.

FAQs

1. O charque pode ser consumido por pessoas com restrições alimentares?

Sim, o charque pode ser consumido por pessoas com restrições alimentares, desde que não haja restrições específicas em relação ao consumo de carne bovina ou salgada.

2. É possível encontrar charque em outros estados além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina?

Sim, é possível encontrar charque em outros estados, mas é mais comum na região sul do país, onde o consumo desse tipo de carne é mais difundido.

3. É necessário dessalgar o charque antes de prepará-lo?

Sim, é necessário dessalgar o charque antes de prepará-lo, já que a carne é salgada para o processo de conservação.

Related video of charque é carne de cavalo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait