Células Escamosas Atípicas De Significado Indeterminado

Reza February 28, 2023
Entendendo o exame de papanicolaou2

As células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASCUS, sigla em inglês) são um achado comum nos exames de Papanicolau, um tipo de exame ginecológico utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Essa classificação significa que as células observadas apresentam alterações morfológicas que não são suficientes para serem classificadas como lesões de alto grau, mas que também não podem ser consideradas normais.

Causas

As causas das células escamosas atípicas de significado indeterminado não são completamente claras. No entanto, sabe-se que várias condições podem levar a esse achado no exame de Papanicolau:

  • Infecções por HPV;
  • Inflamações cervicais;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais hormonais;
  • Tabagismo;
  • Idade avançada;
  • Imunossupressão;
  • Outras infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.

Diagnóstico

O diagnóstico de células escamosas atípicas de significado indeterminado é feito por meio do exame de Papanicolau. Esse exame consiste na coleta de células do colo do útero por meio de uma espátula e uma escova, que são enviadas para análise em laboratório.

As células são examinadas por um patologista, que avalia sua aparência e as classifica em diferentes categorias, de acordo com o grau de alteração observado. As células escamosas atípicas de significado indeterminado são classificadas como ASCUS.

Tratamento

O tratamento para células escamosas atípicas de significado indeterminado depende da causa subjacente e do grau de alteração observado. Em muitos casos, o médico pode recomendar a realização de um novo exame de Papanicolau após seis meses ou um ano, para verificar se as alterações observadas persistem ou desapareceram.

Se a causa subjacente for uma infecção por HPV, o médico pode recomendar o acompanhamento mais próximo e, em alguns casos, a realização de uma colposcopia, um exame que permite examinar o colo do útero com mais detalhes.

For more information, please click the button below.

Se os resultados do exame de Papanicolau mostrarem alterações mais graves, como células atípicas de alto grau ou lesões pré-cancerígenas, o médico pode recomendar um tratamento mais agressivo, como a remoção cirúrgica das células afetadas.

Prevenção

Algumas medidas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de células escamosas atípicas de significado indeterminado:

  • Praticar sexo seguro, com o uso de preservativos;
  • Realizar exames ginecológicos regularmente;
  • Realizar exames de Papanicolau de forma regular, conforme as recomendações médicas;
  • Parar de fumar;
  • Manter uma alimentação balanceada e saudável;
  • Manter uma boa higiene íntima.

Conclusão

As células escamosas atípicas de significado indeterminado são um achado comum nos exames de Papanicolau e podem ser causadas por diversas condições, como infecções por HPV, inflamações cervicais, uso prolongado de anticoncepcionais hormonais e tabagismo. O tratamento depende da causa subjacente e do grau de alteração observado, podendo incluir o acompanhamento mais próximo, a realização de exames complementares ou o tratamento mais agressivo. A prevenção inclui medidas simples, como a prática de sexo seguro, a realização de exames ginecológicos regulares e a manutenção de hábitos saudáveis.

FAQs

1. As células escamosas atípicas de significado indeterminado são um sinal de câncer?

Não necessariamente. As células escamosas atípicas de significado indeterminado são um achado comum nos exames de Papanicolau e podem ser causadas por diversas condições, como infecções por HPV, inflamações cervicais, uso prolongado de anticoncepcionais hormonais e tabagismo. O diagnóstico correto e o tratamento adequado dependem da causa subjacente e do grau de alteração observado.

2. Como é feito o tratamento para células escamosas atípicas de significado indeterminado?

O tratamento para células escamosas atípicas de significado indeterminado depende da causa subjacente e do grau de alteração observado. Em muitos casos, o médico pode recomendar a realização de um novo exame de Papanicolau após seis meses ou um ano, para verificar se as alterações observadas persistem ou desapareceram. Se os resultados do exame de Papanicolau mostrarem alterações mais graves, como células atípicas de alto grau ou lesões pré-cancerígenas, o médico pode recomendar um tratamento mais agressivo, como a remoção cirúrgica das células afetadas.

3. Como prevenir as células escamosas atípicas de significado indeterminado?

Algumas medidas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de células escamosas atípicas de significado indeterminado, como a prática de sexo seguro, a realização de exames ginecológicos regulares e a manutenção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, abandono do tabagismo e boa higiene íntima.

Related video of celulas escamosas atipica de significado indeterminado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait