Células Epiteliais De Descamação Positiva

Reza October 11, 2021
Foto de Células Epiteliais Escamosas Sob Microscópio Ver Em Histologia

As células epiteliais de descamação positiva são um tipo de célula que pode ser encontrada em exames de urina ou em outros tipos de análises clínicas. Essas células são chamadas de “de descamação” porque são células que se desprendem naturalmente do nosso corpo, especialmente da bexiga e da uretra, e acabam sendo eliminadas na urina. Já o termo “positiva” se refere ao fato de que essas células foram encontradas em uma quantidade maior do que a considerada normal.

Como as células epiteliais de descamação positiva são detectadas?

As células epiteliais de descamação positiva são detectadas em exames de urina, através de uma análise microscópica do sedimento urinário. O sedimento urinário é obtido através da centrifugação da urina, e consiste em uma amostra de material depositado no fundo do tubo após a centrifugação. Esse material é então examinado no microscópio para avaliar a presença de células, cristais, bactérias, entre outras coisas.

O que significa ter células epiteliais de descamação positiva na urina?

A presença de células epiteliais de descamação positiva na urina pode indicar diversas coisas, desde uma simples contaminação na coleta até a presença de alguma doença. Algumas das possíveis causas da presença dessas células na urina são:

  • Infecções do trato urinário: nesses casos, as células epiteliais de descamação positiva podem estar presentes juntamente com outras células inflamatórias, como neutrófilos e células epiteliais de transição.
  • Inflamações ou irritações na bexiga ou uretra: essas condições podem levar à descamação das células epiteliais, que acabam sendo eliminadas na urina.
  • Câncer de bexiga ou uretra: em casos mais raros, a presença de células epiteliais de descamação positiva pode indicar a presença de células tumorais.
  • Problemas na coleta da urina: em alguns casos, a presença de células epiteliais de descamação positiva pode ser simplesmente um resultado da contaminação da amostra com células da pele ou do trato genital.

Como é feito o tratamento para células epiteliais de descamação positiva na urina?

O tratamento para células epiteliais de descamação positiva na urina vai depender da causa subjacente. Se a presença dessas células for resultado de uma infecção urinária, por exemplo, o tratamento pode envolver antibióticos. Se for resultado de inflamação ou irritação, podem ser prescritos anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar os sintomas. Em casos mais graves, como no câncer de bexiga ou uretra, o tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença.

Como prevenir a presença de células epiteliais de descamação positiva na urina?

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a presença de células epiteliais de descamação positiva na urina, como:

  • Manter uma boa higiene genital
  • Beber bastante água para manter a urina diluída
  • Esvaziar a bexiga completamente ao urinar
  • Evitar o uso de produtos químicos irritantes na região genital
  • Tratar rapidamente infecções urinárias ou outras condições que possam levar à inflamação ou irritação do trato urinário

Conclusão

A presença de células epiteliais de descamação positiva na urina pode indicar diversas condições, desde uma simples contaminação da amostra até a presença de câncer de bexiga ou uretra. Por isso, é importante que essa alteração seja avaliada por um médico, que irá solicitar exames complementares para investigar a causa subjacente. O tratamento vai depender da condição diagnosticada, e pode envolver desde medidas simples, como mudanças na higiene genital, até tratamentos mais invasivos, como cirurgia ou quimioterapia. A prevenção da presença de células epiteliais de descamação positiva na urina envolve cuidados com a higiene genital, a manutenção da urina diluída e o tratamento rápido de infecções ou inflamações do trato urinário.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. A presença de células epiteliais de descamação positiva na urina é sempre um sinal de doença?

Não necessariamente. Em alguns casos, a presença de células epiteliais de descamação positiva pode ser resultado de contaminação da amostra ou de fatores externos, como o uso de produtos químicos na região genital. Porém, como essa alteração pode indicar a presença de doenças mais graves, é importante que ela seja avaliada por um médico.

2. Quais são os sintomas de uma infecção urinária?

Os sintomas de uma infecção urinária incluem dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar, dor na região inferior do abdômen e presença de sangue na urina.

3. Como é feita a coleta da urina para o exame?

A coleta de urina para o exame deve ser feita em um recipiente estéril, que pode ser fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácias. É importante que a região genital seja limpa com água e sabão antes da coleta, para evitar a contaminação da amostra com bactérias ou células da pele. O ideal é que a coleta seja feita com a primeira urina da manhã, que é mais concentrada e pode facilitar a detecção de alterações.

Related video of células epiteliais de descamação positiva

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait