Catulo Da Paixão Cearense: Luar Do Sertão

Reza October 27, 2021
Partituras para violão Luar do Sertão (Catulo da Paixão Cearense)

Catulo da Paixão Cearense é um dos maiores poetas e compositores da história da música brasileira. Nascido em 8 de outubro de 1863, em São Luís do Maranhão, ele se mudou para o Ceará ainda jovem e se apaixonou pela região e sua cultura. Ele é conhecido principalmente por sua música “Luar do Sertão”, que se tornou um clássico da música brasileira.

Biografia de Catulo da Paixão Cearense

Catulo da Paixão Cearense nasceu em São Luís do Maranhão, mas passou grande parte de sua vida no Ceará. Ele se mudou para Fortaleza com sua família quando ainda era criança e, lá, teve contato com a cultura local. Ele aprendeu a tocar violão e começou a compor suas primeiras músicas ainda jovem.

Na década de 1880, Catulo se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como jornalista e a frequentar os salões da cidade. Ele se tornou amigo de grandes nomes da música brasileira da época, como Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado, e começou a compor suas primeiras músicas populares.

Em 1902, Catulo lançou o livro “Rapsódias Sertanejas”, que contém algumas de suas principais composições. Neste livro, está a música “Luar do Sertão”, que se tornou um clássico da música brasileira e é considerada uma das músicas mais bonitas da história do país.

Catulo da Paixão Cearense faleceu em 10 de maio de 1946, no Rio de Janeiro, aos 82 anos de idade. Ele deixou um legado importante na música brasileira e é lembrado até hoje como um dos maiores poetas e compositores do país.

“Luar do Sertão”

“Luar do Sertão” é uma das músicas mais conhecidas do Brasil. Composta por Catulo da Paixão Cearense em 1914, a música fala sobre a saudade que o sertanejo sente de sua terra natal. A letra é simples e emotiva e fala sobre o amor pela natureza, pela vida simples e pela música. A música foi gravada por diversos artistas ao longo dos anos e se tornou um hino do sertão brasileiro.

For more information, please click the button below.

Aqui está a letra completa de “Luar do Sertão”:

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Legado de Catulo da Paixão Cearense

Catulo da Paixão Cearense deixou um importante legado na música brasileira. Suas composições são consideradas verdadeiras obras-primas da poesia popular e representam a cultura e a sensibilidade do povo brasileiro.

Ele foi um dos primeiros compositores a valorizar a cultura e a música do sertão brasileiro, que até então eram pouco conhecidas e valorizadas. Suas letras falam sobre a natureza, o amor, a saudade e a simplicidade da vida, temas que ainda hoje são muito valorizados na cultura brasileira.

Além disso, Catulo da Paixão Cearense foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e teve uma importante participação na defesa dos direitos autorais dos artistas brasileiros. Ele lutou para que os compositores recebessem os devidos créditos e remuneração por suas obras, o que foi fundamental para o desenvolvimento da música brasileira.

Conclusão

Catulo da Paixão Cearense foi um poeta e compositor extraordinário que deixou um importante legado na música brasileira. Sua música “Luar do Sertão” é um clássico da cultura brasileira e representa a sensibilidade e a simplicidade do povo brasileiro. Ele foi um dos primeiros a valorizar a cultura e a música do sertão brasileiro e lutou pela defesa dos direitos autorais dos artistas. Seu trabalho é uma inspiração para todos aqueles que amam a cultura brasileira e desejam valorizar e preservar suas tradições.

FAQs

1. Quais são as principais composições de Catulo da Paixão Cearense?

Algumas das principais composições de Catulo da Paixão Cearense são “Luar do Sertão”, “Caboclo do Sertão”, “Flor do Sertão” e “Adeus, Bela Morena”.

2. Qual foi a importância de Catulo da Paixão Cearense na defesa dos direitos autorais dos artistas brasileiros?

Catulo da Paixão Cearense foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e lutou pela defesa dos direitos autorais dos artistas brasileiros. Ele foi um dos primeiros a lutar para que os compositores recebessem os devidos créditos e remuneração por suas obras, o que foi fundamental para o desenvolvimento da música brasileira.

3. Por que a música “Luar do Sertão” é considerada um clássico da música brasileira?

“Luar do Sertão” é considerada um clássico da música brasileira porque representa de forma sensível e poética a cultura e a sensibilidade do povo brasileiro. A música fala sobre a saudade que o sertanejo sente de sua terra natal e valoriza a simplicidade da vida e a beleza da natureza. Além disso, a música é muito bonita e emocionante, o que a torna uma das músicas mais populares e queridas do Brasil.

Related video of catulo da paixão cearense luar do sertão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait