Casa Da Cultura Josephina Bento

Reza February 8, 2023
Betim Casa de Cultura Josephina Bento ipatrimônio

A Casa da Cultura Josephina Bento é um centro cultural localizado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. O prédio foi construído em 1920 e, em 1986, foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

História

A Casa da Cultura Josephina Bento foi construída em 1920 pelo arquiteto francês Benoit Jules Creppe, a pedido do empresário José Francisco Bento. A casa foi construída em estilo neoclássico e era utilizada como residência da família Bento.

Após a morte de José Francisco Bento, a casa passou a ser utilizada como sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que tinha como objetivo promover atividades culturais na cidade de São José dos Campos. Em 1986, a casa foi tombada como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT.

Em 1995, a Casa da Cultura Josephina Bento passou por uma grande reforma e ampliação, com o objetivo de transformá-la em um centro cultural. A reforma foi realizada pelo arquiteto Fábio Penteado e incluiu a construção de um teatro, uma galeria de arte, uma biblioteca e salas para oficinas e cursos.

Atividades

A Casa da Cultura Josephina Bento oferece uma ampla variedade de atividades culturais para a população de São José dos Campos e região. Entre as atividades oferecidas estão:

  • Apresentações de teatro, dança e música;
  • Exposições de arte;
  • Cursos e oficinas de arte, música, teatro e dança;
  • Palestras e debates;
  • Visitas guiadas;
  • Eventos culturais, como festivais de cinema e literatura.

A Casa da Cultura Josephina Bento também é responsável pela gestão de outros espaços culturais na cidade, como o Teatro Municipal, o Centro de Estudos da Imagem e do Som e a Biblioteca Municipal.

For more information, please click the button below.

Visitação

A Casa da Cultura Josephina Bento está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita e os visitantes podem conhecer as exposições de arte, a biblioteca e o teatro.

Para participar das atividades oferecidas pela Casa da Cultura Josephina Bento, é necessário se inscrever antecipadamente. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo ou diretamente na recepção da Casa da Cultura.

Conclusão

A Casa da Cultura Josephina Bento é um importante centro cultural da cidade de São José dos Campos, oferecendo uma ampla variedade de atividades culturais para a população. O prédio histórico, tombado como patrimônio histórico, é um exemplo da arquitetura neoclássica e abriga um teatro, uma galeria de arte, uma biblioteca e salas para oficinas e cursos. A visitação é gratuita e aberta ao público, e as atividades oferecidas incluem apresentações de teatro, dança e música, exposições de arte, cursos e oficinas, palestras e debates, visitas guiadas e eventos culturais.

FAQs

1. Quais são as atividades oferecidas pela Casa da Cultura Josephina Bento?

A Casa da Cultura Josephina Bento oferece uma ampla variedade de atividades culturais, incluindo apresentações de teatro, dança e música, exposições de arte, cursos e oficinas, palestras e debates, visitas guiadas e eventos culturais, como festivais de cinema e literatura.

2. Qual é o horário de visitação da Casa da Cultura Josephina Bento?

A Casa da Cultura Josephina Bento está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

3. Como posso me inscrever nas atividades oferecidas pela Casa da Cultura Josephina Bento?

As inscrições para as atividades oferecidas pela Casa da Cultura Josephina Bento podem ser feitas pelo site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo ou diretamente na recepção da Casa da Cultura.

Related video of casa da cultura josephina bento

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait