Caps Caixas De Aposentadoria E Pensão

Reza September 3, 2022
Aumento extra para 2237 pensões da Caixa Geral de Aposentações

As CAPs, ou Caixas de Aposentadoria e Pensão, são entidades privadas que oferecem planos de previdência complementar aos trabalhadores de empresas públicas e privadas. Essas caixas foram criadas no Brasil no início do século XX, com o objetivo de complementar a aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como funcionam as CAPs?

As CAPs são entidades fechadas de previdência complementar, ou seja, só podem receber contribuições dos funcionários das empresas associadas. Elas são gerenciadas por um conselho deliberativo, que é eleito pelos próprios participantes, e por uma diretoria executiva, que é responsável pela administração dos recursos.

Os participantes das CAPs podem contribuir com uma parte do seu salário, a fim de formar uma reserva financeira para a aposentadoria. Essa reserva é investida em fundos de investimento, títulos públicos e privados, ações, entre outros ativos financeiros.

Quando o participante se aposenta, ele recebe uma renda mensal vitalícia, que é calculada com base no valor acumulado em sua reserva financeira e na tabela de contribuição e benefícios da CAP.

Quais são os tipos de CAPs?

Existem dois tipos de CAPs no Brasil:

  • As CAPs de natureza pública, que são vinculadas a empresas estatais, autarquias e órgãos públicos federais, estaduais e municipais;
  • As CAPs de natureza privada, que são vinculadas a empresas privadas.

Quais são as vantagens das CAPs?

As CAPs oferecem diversas vantagens em relação à previdência pública e aos planos de previdência privada. Algumas dessas vantagens são:

For more information, please click the button below.
  • Rentabilidade: as CAPs têm um histórico de rentabilidade superior à inflação e aos planos de previdência privada;
  • Segurança: as CAPs são regulamentadas e fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o que garante transparência e segurança aos participantes;
  • Flexibilidade: as CAPs permitem a portabilidade entre planos de previdência complementar, o que possibilita ao participante escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e objetivos;
  • Tributação: as contribuições para as CAPs são dedutíveis do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual, o que reduz a carga tributária do participante.

Quais são as desvantagens das CAPs?

Assim como qualquer investimento, as CAPs também apresentam algumas desvantagens, que devem ser consideradas pelos participantes. Algumas dessas desvantagens são:

  • Resgate: os recursos acumulados nas CAPs só podem ser resgatados em caso de desligamento da empresa ou de aposentadoria;
  • Risco: as CAPs investem em ativos de renda variável, como ações e fundos de investimento, o que implica em riscos de perda de capital;
  • Custos: as CAPs cobram taxas de administração e de carregamento, que podem reduzir a rentabilidade do investimento;
  • Benefícios: os benefícios pagos pelas CAPs são limitados pela tabela de contribuição e benefícios, o que pode resultar em valores menores do que o esperado pelo participante.

Quem pode participar das CAPs?

Podem participar das CAPs os trabalhadores de empresas públicas e privadas que tenham convênio com as entidades. Em geral, as empresas oferecem a adesão às CAPs como um benefício aos seus funcionários.

Como escolher uma CAP?

Para escolher uma CAP, é importante avaliar alguns fatores, como:

  • Rentabilidade: verifique o histórico de rentabilidade da CAP nos últimos anos;
  • Custos: compare as taxas de administração e de carregamento das diferentes CAPs;
  • Segurança: verifique se a CAP é regulamentada e fiscalizada pela Previc;
  • Benefícios: avalie a tabela de contribuição e benefícios da CAP, para verificar se os valores pagos são adequados;
  • Flexibilidade: verifique se a CAP permite a portabilidade entre planos, caso seja necessário.

Como aderir a uma CAP?

Para aderir a uma CAP, o trabalhador deve verificar se sua empresa tem convênio com alguma entidade e solicitar a adesão. Em geral, as empresas oferecem uma apresentação sobre as vantagens da CAP e orientam os funcionários sobre como aderir ao plano.

Conclusão

As CAPs são uma opção interessante para os trabalhadores que desejam complementar a aposentadoria paga pelo INSS. Elas oferecem diversas vantagens em relação à previdência pública e aos planos de previdência privada, como rentabilidade, segurança, flexibilidade e redução da carga tributária. No entanto, é importante avaliar as desvantagens das CAPs, como o resgate limitado, o risco de perda de capital e as taxas cobradas pelas entidades.

FAQs

1. As CAPs são obrigatórias para os trabalhadores?

Não, as CAPs são entidades privadas e a adesão é opcional. No entanto, muitas empresas oferecem a adesão como um benefício aos seus funcionários.

2. Os valores pagos pelas CAPs são reajustados?

Sim, os valores pagos pelas CAPs são reajustados anualmente, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

3. É possível resgatar os recursos acumulados nas CAPs antes da aposentadoria?

Só é possível resgatar os recursos acumulados nas CAPs em caso de desligamento da empresa ou de aposentadoria. Em caso de desligamento, o participante pode optar pelo resgate do valor acumulado ou pela portabilidade para outra entidade de previdência complementar.

Related video of caps caixas de aposentadoria e pensão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait