"Canção Do Exílio" De Murilo Mendes

Reza February 12, 2023
METAMORFOSE DO MAL CRESTOMATIA POÉTICA ERUDITA "Canção do Exílio", de

Introdução

“Canção do Exílio” é um poema escrito por Murilo Mendes em 1940, durante seu exílio em Portugal. O poema é considerado uma das obras mais importantes da literatura brasileira e é frequentemente estudado nas escolas e universidades do Brasil. Neste artigo, discutiremos o significado do poema e seu contexto histórico.

O poema

“Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.” O poema começa com uma descrição da terra natal do poeta, que é o Brasil. Ele menciona as palmeiras e o canto do sabiá, que são símbolos da natureza brasileira. O poeta também observa que as aves que gorjeiam no Brasil não são as mesmas que gorjeiam em Portugal, onde ele se encontra exilado. “Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.” O poeta continua descrevendo as diferenças entre o Brasil e Portugal. Ele afirma que o céu brasileiro tem mais estrelas, as planícies têm mais flores, os bosques têm mais vida e a vida em si tem mais amor. O poema é uma homenagem à beleza natural e à cultura brasileira. “Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá.” O poema termina com o poeta refletindo sobre sua terra natal. Ele afirma que encontra mais prazer em pensar nela sozinho à noite. Ele repete a imagem das palmeiras e do canto do sabiá para enfatizar a saudade que sente do Brasil.

Contexto histórico

“Canção do Exílio” foi escrito em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o Brasil era governado por Getúlio Vargas, que havia tomado o poder em um golpe de estado em 1930. Vargas governou o Brasil com mão de ferro, reprimindo a oposição e limitando as liberdades civis. Muitos artistas e intelectuais brasileiros foram perseguidos pelo regime de Vargas. Murilo Mendes foi um deles. Ele era um poeta de renome e uma das principais vozes da literatura brasileira da época. No entanto, sua oposição ao governo de Vargas levou-o a ser exilado em Portugal em 1939. Durante seu exílio, Murilo Mendes escreveu “Canção do Exílio”. O poema expressa sua saudade pelo Brasil e sua revolta contra o regime de Vargas. O poema é uma forma de resistência à ditadura e uma afirmação da identidade brasileira.

Significado do poema

“Canção do Exílio” é um poema de saudade e de amor pelo Brasil. O poeta descreve as belezas naturais e a cultura brasileira com uma mistura de nostalgia e admiração. Ele afirma que o Brasil é um lugar único e especial, cheio de vida e amor. No entanto, o poema também é uma crítica à situação política do Brasil na época. O poeta está exilado em Portugal porque se opôs ao regime de Vargas. Ele afirma que a liberdade de expressão e os direitos civis estão sendo violados no Brasil. O poema é uma forma de resistência à ditadura e uma afirmação da identidade brasileira. O poeta afirma que, mesmo exilado, ele ainda é brasileiro e que sua terra natal sempre estará em seu coração.

Conclusão

“Canção do Exílio” é um poema importante da literatura brasileira. Ele expressa a saudade e o amor pelo Brasil, ao mesmo tempo em que critica a situação política do país na época. O poema é uma forma de resistência à ditadura e uma afirmação da identidade brasileira.

FAQs

Qual é o significado da palavra “exílio”?

Exílio é o estado de ser forçado a viver em outro país ou região por razões políticas, religiosas ou sociais.

For more information, please click the button below.

Quem foi Getúlio Vargas?

Getúlio Vargas foi um político brasileiro que governou o país de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Ele tomou o poder em um golpe de estado em 1930 e governou o Brasil com mão de ferro, reprimindo a oposição e limitando as liberdades civis.

Qual é a importância de “Canção do Exílio” na literatura brasileira?

“Canção do Exílio” é considerado um dos poemas mais importantes da literatura brasileira. Ele expressa a saudade e o amor pelo Brasil, ao mesmo tempo em que critica a situação política do país na época. O poema é uma forma de resistência à ditadura e uma afirmação da identidade brasileira. Ele é frequentemente estudado nas escolas e universidades do Brasil.

Related video of canção do exílio murilo mendes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait