Campos De Experiências Bncc Educação Infantil

Reza March 13, 2022
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS BNCC Educação Infantil II

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes, objetivos e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos em todas as etapas da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No caso da Educação Infantil, a BNCC estabelece os Campos de Experiências que devem ser trabalhados pelos professores para garantir o desenvolvimento integral das crianças.

O que são Campos de Experiências?

Os Campos de Experiências são áreas de conhecimento que devem ser trabalhadas na Educação Infantil para garantir o desenvolvimento integral das crianças. São eles:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Cada um desses Campos de Experiências tem como objetivo trabalhar diferentes habilidades e competências das crianças, como a capacidade de se relacionar com os outros, a coordenação motora, a percepção sensorial, a criatividade, a comunicação, a alfabetização matemática, entre outras.

Como os Campos de Experiências são trabalhados?

Os Campos de Experiências devem ser trabalhados de forma integrada e interdisciplinar, ou seja, os professores devem buscar relacionar as atividades desenvolvidas em cada um desses campos para garantir um aprendizado mais significativo para as crianças.

Por exemplo, ao trabalhar o Campo de Experiências “O eu, o outro e o nós”, os professores podem desenvolver atividades que estimulem a socialização das crianças, a capacidade de se colocar no lugar do outro, o respeito às diferenças, entre outras habilidades. Essas atividades podem ser relacionadas com as outras áreas de conhecimento, como a música, a arte, a matemática, a ciência, entre outras.

Além disso, é importante que os professores utilizem diferentes linguagens, materiais e recursos para garantir um aprendizado mais diversificado e significativo para as crianças. Por exemplo, ao trabalhar o Campo de Experiências “Traços, sons, cores e formas”, os professores podem utilizar diferentes materiais como tintas, papéis, instrumentos musicais, tecidos, entre outros, para estimular a criatividade e a percepção sensorial das crianças.

For more information, please click the button below.

Qual a importância dos Campos de Experiências na Educação Infantil?

Os Campos de Experiências são fundamentais para garantir o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Isso porque eles permitem que as crianças tenham acesso a diferentes áreas de conhecimento e desenvolvam habilidades e competências importantes para sua formação como indivíduos e cidadãos.

Além disso, ao trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, os Campos de Experiências permitem que as crianças façam conexões entre diferentes áreas de conhecimento e construam um aprendizado mais significativo e contextualizado.

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento dos Campos de Experiências em casa?

Os pais podem ajudar no desenvolvimento dos Campos de Experiências em casa de diferentes formas, como:

  • Estimulando a socialização das crianças, promovendo encontros com amigos e familiares, por exemplo;
  • Proporcionando atividades que estimulem a coordenação motora, como brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro, entre outras;
  • Estimulando a criatividade das crianças, proporcionando materiais como tintas, papéis, massinha de modelar, instrumentos musicais, entre outros;
  • Promovendo a leitura e a contação de histórias, estimulando a imaginação e a capacidade de compreensão das crianças;
  • Proporcionando experiências sensoriais, como experimentar diferentes sabores, texturas, cheiros e sons;
  • Promovendo a autonomia das crianças, incentivando a realização de tarefas simples como vestir-se, comer sozinho, arrumar a cama, entre outras.

Conclusão

Os Campos de Experiências são fundamentais para garantir o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Eles permitem que as crianças tenham acesso a diferentes áreas de conhecimento e desenvolvam habilidades e competências importantes para sua formação como indivíduos e cidadãos. É importante que os professores trabalhem esses campos de forma integrada e interdisciplinar, utilizando diferentes linguagens, materiais e recursos para garantir um aprendizado mais diversificado e significativo para as crianças. Os pais também podem ajudar no desenvolvimento desses campos em casa, proporcionando experiências que estimulem diferentes habilidades e competências das crianças.

FAQs

1. Qual a diferença entre Campos de Experiências e disciplinas?

Os Campos de Experiências são áreas de conhecimento que devem ser trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar, ou seja, os professores devem relacionar as atividades desenvolvidas em cada um desses campos para garantir um aprendizado mais significativo para as crianças. Já as disciplinas são áreas de conhecimento específicas, como a matemática, a língua portuguesa, a história, entre outras, que são trabalhadas de forma mais isolada.

2. Como os Campos de Experiências são avaliados?

Os Campos de Experiências não devem ser avaliados de forma isolada, mas sim de forma integrada e interdisciplinar. Ou seja, os professores devem avaliar o desenvolvimento das crianças em diferentes áreas de conhecimento e habilidades, relacionando as atividades desenvolvidas em cada um dos Campos de Experiências.

3. Como os Campos de Experiências são relacionados com as habilidades socioemocionais?

Os Campos de Experiências são relacionados com as habilidades socioemocionais através do estímulo à socialização, à empatia, ao respeito às diferenças, à autonomia, à criatividade, entre outras habilidades importantes para o desenvolvimento integral das crianças. Ao trabalhar essas habilidades através dos Campos de Experiências, os professores contribuem para a formação de indivíduos críticos, responsáveis e capazes de lidar com as demandas da sociedade contemporânea.

Related video of campos de experiências bncc educação infantil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait