Campos De Experiência Educação Infantil Bncc

Reza August 31, 2022
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS BNCC Educação Infantil II

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes, competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica no Brasil. A BNCC da Educação Infantil foi aprovada em 2017 e tem como objetivo nortear as práticas pedagógicas dos professores e garantir a qualidade do ensino oferecido às crianças de 0 a 5 anos.

O que são os Campos de Experiência da BNCC?

Os Campos de Experiência da BNCC são as 5 áreas que compõem a Educação Infantil e que foram definidas para orientar a prática pedagógica dos professores. São eles:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Cada um desses campos de experiência tem como objetivo desenvolver habilidades e competências específicas nas crianças, que serão importantes para a formação integral delas.

Qual é a importância dos Campos de Experiência da BNCC?

Os Campos de Experiência da BNCC são importantes porque eles garantem que as crianças tenham uma formação integral e que todas as áreas do desenvolvimento humano sejam contempladas no processo educativo. Além disso, eles também permitem que os professores tenham uma orientação clara sobre o que ensinar e como ensinar, o que contribui para a qualidade do ensino oferecido às crianças.

Ao trabalhar com os Campos de Experiência da BNCC, os professores conseguem desenvolver atividades mais significativas e que estejam conectadas com a realidade das crianças, o que torna o processo de aprendizagem mais interessante e estimulante para elas.

Como os Campos de Experiência da BNCC devem ser trabalhados?

Os Campos de Experiência da BNCC devem ser trabalhados de forma integrada, ou seja, os professores devem buscar associar as atividades propostas em cada campo de experiência de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças.

For more information, please click the button below.

Além disso, é importante que as atividades sejam planejadas de acordo com as especificidades de cada faixa etária, levando em consideração as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada uma delas.

Também é fundamental que as atividades propostas sejam lúdicas e desafiadoras, estimulando a curiosidade e a criatividade das crianças, e que estejam conectadas com a realidade delas.

Quais são as habilidades e competências desenvolvidas em cada Campo de Experiência?

O eu, o outro e o nós

Nesse campo de experiência, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento socioemocional, como a empatia, a solidariedade e o respeito às diferenças. Além disso, elas também desenvolvem habilidades relacionadas à comunicação, à linguagem oral e escrita e ao conhecimento das diferentes culturas.

Corpo, gestos e movimentos

Nesse campo de experiência, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento motor, como a coordenação, o equilíbrio e a lateralidade. Além disso, elas também desenvolvem habilidades relacionadas à percepção do próprio corpo e à compreensão do espaço e do tempo.

Traços, sons, cores e formas

Nesse campo de experiência, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, como a percepção visual, a discriminação auditiva, o raciocínio lógico e a imaginação. Além disso, elas também desenvolvem habilidades relacionadas à expressão artística, como o desenho, a pintura e a música.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Nesse campo de experiência, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, como a compreensão de histórias, a construção de frases simples e a leitura de imagens. Além disso, elas também desenvolvem habilidades relacionadas ao pensamento lógico, à criatividade e à imaginação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Nesse campo de experiência, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento matemático, como a compreensão dos números, das quantidades e das relações espaciais e temporais. Além disso, elas também desenvolvem habilidades relacionadas à exploração do ambiente e à compreensão das transformações que ocorrem nele.

Conclusão

Os Campos de Experiência da BNCC são fundamentais para garantir a qualidade do ensino oferecido às crianças na Educação Infantil. Ao trabalhar com eles, os professores conseguem desenvolver atividades mais significativas e que estão conectadas com a realidade das crianças, o que torna o processo de aprendizagem mais interessante e estimulante para elas. Além disso, ao contemplar todas as áreas do desenvolvimento humano, os Campos de Experiência garantem que as crianças tenham uma formação integral e estejam preparadas para os desafios da vida.

FAQs

1. Qual é a importância da BNCC para a Educação Infantil?

A BNCC é importante porque ela define as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica no Brasil, garantindo a qualidade do ensino oferecido às crianças.

2. Como os Campos de Experiência da BNCC podem contribuir para o desenvolvimento das crianças?

Os Campos de Experiência da BNCC são importantes porque eles garantem que as crianças tenham uma formação integral e que todas as áreas do desenvolvimento humano sejam contempladas no processo educativo.

3. Como os professores podem trabalhar com os Campos de Experiência da BNCC?

Os professores devem trabalhar os Campos de Experiência de forma integrada, buscando associar as atividades propostas em cada campo de experiência de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças.

Related video of campos de experiencia educação infantil bncc

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait