Beterraba Muda Cor Da Urina

Reza April 10, 2022
Por uma beterraba brasileira! Saiba mais sobre a história da hortaliça

A beterraba é uma raiz comestível que possui uma cor vermelha escura e é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além de ser utilizada na culinária, a beterraba também pode ter efeitos curiosos no nosso corpo, como a mudança da cor da urina.

Por que a urina fica vermelha após comer beterraba?

A beterraba contém um pigmento chamado betalaína, que é responsável pela sua cor vermelha escura. Quando consumimos beterraba, esse pigmento é absorvido pelo nosso corpo e, durante o processo de digestão, é filtrado pelos rins e eliminado pela urina.

Porém, em algumas pessoas, a betalaína não é totalmente metabolizada e acaba sendo eliminada pela urina, o que dá a ela uma cor avermelhada ou rosada. Esse fenômeno é conhecido como “beeturia” e não é prejudicial à saúde.

Quem tem mais chance de ter “beeturia”?

Não se sabe ao certo por que algumas pessoas têm “beeturia” e outras não, mas alguns fatores podem estar relacionados a esse fenômeno:

  • Metabolismo: pessoas com metabolismo mais lento podem ter mais chance de ter “beeturia”, pois o pigmento betalaína permanece mais tempo no corpo;
  • Quantidade de beterraba consumida: quanto mais beterraba é consumida, maior a chance de ter “beeturia”;
  • Gênero: mulheres têm maior chance de ter “beeturia” do que homens;
  • Idade: pessoas mais velhas têm maior chance de ter “beeturia” do que pessoas mais jovens;
  • Problemas renais: pessoas com problemas renais podem ter dificuldade em metabolizar a betalaína e, por isso, têm maior chance de ter “beeturia”.

A “beeturia” pode indicar algum problema de saúde?

Em geral, a “beeturia” não é um sinal de problemas de saúde e não causa nenhum dano ao corpo. Porém, em alguns casos raros, a cor avermelhada ou rosada na urina pode indicar a presença de sangue na urina, o que pode ser um sinal de problemas nos rins ou na bexiga.

Por isso, se você notar uma mudança na cor da sua urina após consumir beterraba, é importante prestar atenção em outros sintomas, como dor ao urinar, febre ou dor abdominal. Se esses sintomas estiverem presentes, é recomendado procurar um médico para fazer exames e descartar possíveis problemas de saúde.

For more information, please click the button below.

Como evitar a “beeturia”?

Não há uma forma comprovada de evitar a “beeturia”, mas algumas dicas podem ajudar:

  • Consuma beterraba em pequenas quantidades e vá aumentando aos poucos;
  • Cozinhe a beterraba antes de consumir, pois isso pode diminuir a quantidade de betalaína no alimento;
  • Beba bastante água para ajudar na eliminação da betalaína pelo corpo;
  • Observe a cor da sua urina após consumir beterraba e, se notar algo diferente, fique atento a outros sintomas e procure um médico se necessário.

Conclusão

A beterraba pode mudar a cor da urina devido à presença do pigmento betalaína, que é eliminado pelo corpo durante a digestão. Esse fenômeno é conhecido como “beeturia” e não é prejudicial à saúde, mas pode indicar problemas de saúde em casos raros. Não há uma forma comprovada de evitar a “beeturia”, mas algumas dicas podem ajudar.

FAQs

1. A “beeturia” é prejudicial à saúde?

Não, a “beeturia” não é prejudicial à saúde. Ela é apenas uma mudança na cor da urina causada pela eliminação do pigmento betalaína presente na beterraba.

2. Qual é a quantidade de beterraba necessária para causar “beeturia”?

Não há uma quantidade específica de beterraba que cause “beeturia”, pois isso pode variar de pessoa para pessoa. Porém, em geral, quanto mais beterraba for consumida, maior a chance de ter “beeturia”.

3. A cor da urina após consumir beterraba pode durar quanto tempo?

A cor da urina após consumir beterraba pode durar de algumas horas a alguns dias, dependendo da quantidade de betalaína eliminada pelo corpo. Geralmente, a cor volta ao normal após alguns dias.

Related video of beterraba muda cor da urina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait