Bem-Aventurados Os Que Choram Porque Serão Consolados

Reza July 8, 2021
50 frases de conforto para você consolar alguém em sofrimento

O trecho “bem-aventurados os que choram porque serão consolados” é uma das bem-aventuranças presentes no Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo, segundo o Evangelho de Mateus.

O que são as bem-aventuranças?

As bem-aventuranças são um conjunto de oito declarações feitas por Jesus Cristo no início do Sermão da Montanha, presentes no capítulo 5 do Evangelho de Mateus. Elas são consideradas uma espécie de guia para a vida cristã e apresentam um ideal de comportamento e valores para aqueles que seguem Jesus.

As bem-aventuranças são:

  1. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
  2. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
  3. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
  4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
  5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
  6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
  7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
  8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Explorando a segunda bem-aventurança

A segunda bem-aventurança, “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”, é uma declaração que pode parecer paradoxal à primeira vista. Afinal, como pode ser bem-aventurado aquele que chora? No entanto, é importante lembrar que as bem-aventuranças apresentam um ideal de comportamento e valores para o cristão, e não necessariamente uma descrição do que é considerado “feliz” de acordo com os padrões do mundo.

Na cultura judaica da época de Jesus, o choro era visto como um sinal de arrependimento e devoção a Deus. Além disso, a ideia de ser consolado após o choro também era muito presente, como podemos ver em diversas passagens do Antigo Testamento.

Assim, a segunda bem-aventurança pode ser vista como uma declaração de que aqueles que se arrependem e choram por seus pecados serão consolados e perdoados por Deus. Além disso, também pode ser entendida como uma mensagem de esperança para aqueles que sofrem por outras razões, como a perda de um ente querido, por exemplo.

For more information, please click the button below.

Aplicação das bem-aventuranças na vida cristã

As bem-aventuranças são um importante guia para a vida cristã, apresentando um ideal de comportamento e valores que devem ser perseguidos pelos seguidores de Jesus. No entanto, é importante lembrar que elas não devem ser vistas como uma lista de requisitos para a salvação, mas sim como uma descrição do que é esperado de quem se coloca sob o senhorio de Cristo.

Assim, a segunda bem-aventurança pode ser aplicada na vida cristã de diversas maneiras:

  • Como um encorajamento para aqueles que estão passando por momentos de tristeza e sofrimento, lembrando-os de que Deus está presente em suas vidas e que seu consolo é certo;
  • Como uma exortação para que os cristãos se arrependam de seus pecados e busquem a reconciliação com Deus;
  • Como uma lembrança de que o choro e o sofrimento fazem parte da vida, mas que eles não são o fim da história. A esperança cristã está em um futuro em que todas as lágrimas serão enxugadas e não haverá mais dor ou sofrimento.

Conclusão

A segunda bem-aventurança, “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”, é uma declaração que pode parecer paradoxal à primeira vista. No entanto, é importante lembrar que ela faz parte de um conjunto de declarações que apresentam um ideal de comportamento e valores para os seguidores de Jesus.

Assim, podemos entender a segunda bem-aventurança como uma mensagem de esperança para aqueles que sofrem, lembrando-os de que Deus está presente em suas vidas e que seu consolo é certo. Além disso, ela também nos exorta a nos arrependermos de nossos pecados e a buscarmos a reconciliação com Deus.

FAQs

O que significa ser “pobre de espírito” na primeira bem-aventurança?

A expressão “pobre de espírito” pode ser entendida como alguém que reconhece sua dependência de Deus e sua necessidade de salvação. É uma atitude de humildade diante de Deus, reconhecendo que não podemos salvar a nós mesmos e que precisamos da graça divina.

Como podemos aplicar a sexta bem-aventurança em nossa vida?

A sexta bem-aventurança, “bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”, nos exorta a buscar a pureza de coração e a evitar a hipocrisia e a falsidade. Podemos aplicar essa bem-aventurança em nossa vida buscando ser sinceros em nossas relações com os outros e com Deus, evitando a mentira e a manipulação.

Por que as bem-aventuranças são consideradas um guia para a vida cristã?

As bem-aventuranças são consideradas um guia para a vida cristã porque apresentam um ideal de comportamento e valores que devem ser perseguidos pelos seguidores de Jesus. Elas nos mostram como é esperado que os cristãos se comportem e quais são as atitudes e valores que devem ser cultivados em nossa vida diária.

Related video of bem aventurados os que choram porque serão consolados explicação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait