Beija-Flor De Barba Azul

Reza August 28, 2021
Aprender Ciencias Bioma Pampas

Beija-flor de barba azul é um nome comum dado a uma espécie de beija-flor que pode ser encontrada em diferentes regiões da América Latina. O nome científico dessa espécie é Eupetomena macroura, mas ela é mais conhecida pelo seu apelido popular.

Características Físicas

O beija-flor de barba azul é uma ave pequena, com cerca de 12 centímetros de comprimento e pesando, em média, 5 gramas. O macho tem uma plumagem verde-brilhante no dorso, asas e cauda, além de uma mancha azul na garganta que se estende para a parte inferior do pescoço, lembrando uma barba. A fêmea é semelhante ao macho, mas a mancha azul é menor ou ausente.

Habitat e Distribuição

O beija-flor de barba azul pode ser encontrado em diferentes habitats, como florestas, matas ciliares, cerrados e jardins urbanos. Sua distribuição geográfica abrange uma ampla área da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru.

Comportamento

O beija-flor de barba azul é uma ave bastante ativa e territorial. Os machos costumam defender agressivamente seus territórios e recursos alimentares, como flores e bebedouros artificiais. Eles se alimentam principalmente do néctar das flores, mas também podem consumir pequenos insetos e aranhas.

Reprodução

A época de reprodução do beija-flor de barba azul varia de acordo com a região, mas geralmente ocorre entre os meses de agosto e dezembro. O macho realiza uma série de cortejos para atrair a fêmea, incluindo voos em zigue-zague e exibição da mancha azul na garganta. O ninho é construído pela fêmea em forma de taça, utilizando materiais como teias de aranha, musgos e líquens. Ela coloca dois ovos brancos, que são incubados por cerca de 15 dias.

Conservação e Ameaças

O beija-flor de barba azul não é considerado uma espécie ameaçada de extinção, mas enfrenta alguns desafios relacionados à perda e fragmentação de habitat, além da competição por recursos alimentares com outras espécies de beija-flor. Algumas medidas de conservação que podem ajudar a proteger essa espécie incluem a preservação de áreas de habitat natural e o fornecimento de bebedouros artificiais em áreas urbanas.

For more information, please click the button below.

Curiosidades

  • O beija-flor de barba azul é conhecido por ser uma das espécies mais agressivas de beija-flor.
  • Seu nome científico, Eupetomena macroura, significa “pequeno pássaro com cauda grande”.
  • O beija-flor de barba azul é uma das poucas espécies de beija-flor que pode ser encontrada em áreas urbanas.

Conclusão

O beija-flor de barba azul é uma espécie de beija-flor bastante interessante, tanto do ponto de vista de sua aparência quanto de seu comportamento. Apesar de não ser considerado uma espécie ameaçada de extinção, é importante que medidas de conservação sejam adotadas para proteger seu habitat e garantir sua sobrevivência.

FAQs

1. Qual é a diferença entre o macho e a fêmea do beija-flor de barba azul?

O macho tem uma plumagem verde-brilhante no dorso, asas e cauda, além de uma mancha azul na garganta que se estende para a parte inferior do pescoço, lembrando uma barba. A fêmea é semelhante ao macho, mas a mancha azul é menor ou ausente.

2. O beija-flor de barba azul é uma espécie ameaçada de extinção?

Não, o beija-flor de barba azul não é considerado uma espécie ameaçada de extinção.

3. Onde posso encontrar o beija-flor de barba azul?

O beija-flor de barba azul pode ser encontrado em diferentes regiões da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru.

Related video of beija flor de barba azul

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait