Bactéria E Vírus São Micro-Organismos Como É Possível Diferenciá-Los

Reza October 7, 2022
Vírus vs. bactérias Qual é a diferença? YouTube

Os micro-organismos são seres vivos que não podem ser vistos a olho nu e incluem bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas. Neste artigo, vamos nos concentrar em como diferenciar bactérias e vírus.

O que são bactérias?

As bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo, ou seja, seu material genético fica livre no citoplasma. Elas podem ser encontradas em diversos ambientes, como água, solo, ar e no corpo humano. Algumas bactérias são benéficas, como as que habitam nosso trato intestinal e auxiliam na digestão, enquanto outras são patogênicas e podem causar doenças.

O que são vírus?

Os vírus são organismos acelulares, ou seja, não possuem células. Eles são compostos por um material genético (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula proteica. Os vírus não possuem metabolismo próprio, ou seja, precisam infectar células de outros organismos para se reproduzirem. Eles podem causar diversas doenças, como resfriados, gripe e AIDS.

Como diferenciar bactérias e vírus?

Embora as bactérias e os vírus sejam micro-organismos, eles apresentam diferenças significativas em sua estrutura, funcionamento e modo de vida. Abaixo, listamos algumas das principais diferenças entre bactérias e vírus:

Estrutura

  • As bactérias são organismos unicelulares, enquanto os vírus são acelulares;
  • As bactérias possuem parede celular, enquanto os vírus não possuem;
  • As bactérias possuem ribossomos, enquanto os vírus não;
  • As bactérias possuem DNA circular, enquanto os vírus podem ter DNA ou RNA linear ou circular.

Funcionamento

  • As bactérias possuem metabolismo próprio, ou seja, conseguem produzir energia e se reproduzir sem precisar infectar outras células. Já os vírus não possuem metabolismo próprio e precisam infectar células de outros organismos para se reproduzir;
  • As bactérias possuem capacidade de se mover (por meio de flagelos), enquanto os vírus não se movem por conta própria;
  • As bactérias podem sobreviver em diversos ambientes, enquanto os vírus são mais sensíveis e dependem de condições específicas para sobreviverem fora do corpo humano.

Doenças causadas

  • As bactérias podem causar diversas doenças, como infecções urinárias, meningite e pneumonia;
  • Os vírus também podem causar diversas doenças, como resfriados, gripe, AIDS e herpes.

Conclusão

Em resumo, bactérias e vírus são micro-organismos com diferenças significativas em sua estrutura, funcionamento e modo de vida. Embora ambos possam causar doenças, o tratamento e a prevenção variam de acordo com o tipo de micro-organismo envolvido. É importante consultar um médico ao apresentar sintomas de doenças infecciosas para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam realizados.

FAQs

1. Os antibióticos funcionam contra vírus?

Não, os antibióticos são medicamentos que funcionam contra bactérias. Como os vírus são acelulares, eles não possuem alvos para os antibióticos atuarem. O tratamento de doenças virais depende do tipo de vírus envolvido e pode incluir antivirais específicos.

For more information, please click the button below.

2. Todas as bactérias são patogênicas?

Não, algumas bactérias são benéficas e até mesmo essenciais para a saúde humana. Um exemplo são as bactérias intestinais, que auxiliam na digestão e na absorção de nutrientes.

3. Por que os vírus são mais difíceis de tratar do que as bactérias?

Os vírus são mais difíceis de tratar do que as bactérias porque não possuem metabolismo próprio e dependem de células de outros organismos para se reproduzirem. Isso significa que medicamentos que atuam diretamente nos vírus podem afetar as células do hospedeiro. Além disso, os vírus apresentam maior capacidade de mutação, o que pode dificultar o desenvolvimento de vacinas e medicamentos eficazes.

Related video of bactéria e vírus são micro-organismos como é possível diferenciá-los

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait