Azeite De Oliva Tabela Nutricional

Reza September 21, 2022
Azeite de Oliva Extra Virgem Italiano Gourmet Clássico 1L

O azeite de oliva é um dos óleos mais conhecidos e utilizados na culinária mundial. Ele é extraído da azeitona, fruto da oliveira, e é muito utilizado em saladas, pratos quentes e até mesmo em sobremesas. Além de dar um sabor especial aos pratos, o azeite de oliva também é muito nutritivo e traz diversos benefícios para a saúde.

Composição Nutricional do Azeite de Oliva

O azeite de oliva é composto principalmente por gorduras monoinsaturadas, que são benéficas para a saúde do coração. Além disso, ele contém também antioxidantes, vitamina E e vitamina K. Veja a seguir a tabela nutricional do azeite de oliva:

Tabela Nutricional do Azeite de Oliva

  • Porção de 13ml (1 colher de sopa)
  • Valor energético: 108 kcal
  • Proteínas: 0g
  • Carboidratos: 0g
  • Gorduras totais: 12g
  • Gorduras saturadas: 1,8g
  • Gorduras monoinsaturadas: 9,9g
  • Gorduras poli-insaturadas: 1,3g
  • Colesterol: 0g
  • Fibra alimentar: 0g
  • Sódio: 0mg

Como podemos ver, o azeite de oliva é rico em gorduras saudáveis e não contém colesterol, sódio ou fibras alimentares. Porém, é importante lembrar que o azeite de oliva é uma fonte de calorias e, por isso, deve ser consumido com moderação.

Benefícios do Azeite de Oliva para a Saúde

O consumo regular de azeite de oliva traz diversos benefícios para a saúde. Veja a seguir alguns dos principais:

1. Protege o coração

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, ele contém antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

O consumo de azeite de oliva pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2. Isso ocorre porque as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva ajudam a diminuir a resistência à insulina.

For more information, please click the button below.

3. Previne o câncer

O azeite de oliva contém antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, principalmente o câncer de mama e o câncer de cólon. Além disso, ele contém ácido oleico, que pode ajudar a reduzir a atividade de certos genes que promovem o crescimento do câncer.

4. Melhora a saúde do cérebro

O azeite de oliva contém ácido graxo ômega-3, que é importante para a saúde do cérebro. Além disso, ele contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce do cérebro e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

5. Ajuda a emagrecer

Apesar de ser uma fonte de calorias, o consumo moderado de azeite de oliva pode ajudar a emagrecer. Isso ocorre porque as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva ajudam a controlar a fome e a aumentar a sensação de saciedade.

Como consumir o Azeite de Oliva

O azeite de oliva pode ser consumido de diversas formas, tanto em pratos frios quanto quentes. Ele pode ser utilizado em saladas, molhos, massas, carnes e até mesmo em sobremesas. Porém, é importante lembrar que o azeite de oliva deve ser consumido com moderação, já que é uma fonte de calorias.

Conclusão

O azeite de oliva é uma excelente fonte de gorduras saudáveis e traz diversos benefícios para a saúde. Ele pode ser consumido de diversas formas e é uma ótima opção para substituir outros óleos menos saudáveis na alimentação. Porém, é importante lembrar que o azeite de oliva deve ser consumido com moderação, já que é uma fonte de calorias.

FAQs

1. O azeite de oliva engorda?

Apesar de ser uma fonte de calorias, o consumo moderado de azeite de oliva não engorda. Pelo contrário, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva podem ajudar a controlar a fome e a aumentar a sensação de saciedade, o que pode contribuir para o emagrecimento.

2. Qual é a diferença entre azeite de oliva extravirgem e azeite de oliva comum?

O azeite de oliva extravirgem é o óleo de oliva de melhor qualidade, extraído a frio e sem nenhum tipo de aditivo. Ele possui um sabor mais intenso e é mais caro do que o azeite de oliva comum, que é feito a partir da mistura do azeite extravirgem com outros óleos.

3. O azeite de oliva pode ser usado para fritar alimentos?

O azeite de oliva não é a melhor opção para fritar alimentos, já que ele tem um ponto de fumaça relativamente baixo. Isso significa que ele pode liberar substâncias tóxicas quando aquecido a altas temperaturas. Para fritar alimentos, é melhor utilizar óleos com ponto de fumaça mais alto, como o óleo de canola ou o óleo de girassol.

Related video of azeite de oliva tabela nutricional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait