Av2 – Crescimento E Desenvolvimento Humano

Reza September 2, 2022
Ciclo De Vida Dos Caracteres Masculinos, Processo De Crescimento E

Introdução

A avaliação AV2 é uma ferramenta muito importante para medir o conhecimento adquirido durante o semestre e aplicá-lo em uma prova. Neste caso, a AV2 aborda o tema do crescimento e desenvolvimento humano, que é um assunto muito relevante, pois envolve todo o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas desde a infância até a idade adulta.

O que é crescimento e desenvolvimento humano?

O crescimento e o desenvolvimento humano são processos que ocorrem ao longo da vida de uma pessoa. O crescimento refere-se ao aumento físico do corpo, como altura, peso e tamanho corporal. Já o desenvolvimento humano inclui a aquisição de habilidades e comportamentos, como falar, andar, pensar, se comunicar e se relacionar com outras pessoas.

Principais teorias do desenvolvimento humano

Existem várias teorias do desenvolvimento humano, mas as principais são:

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget

Jean Piaget foi um psicólogo suíço que desenvolveu uma teoria sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é dividido em quatro estágios:

  • Estágio Sensoriomotor (0-2 anos): as crianças aprendem sobre o mundo através dos sentidos e da ação;
  • Estágio Pré-operatório (2-7 anos): as crianças começam a usar símbolos e linguagem para representar objetos e ideias;
  • Estágio das Operações Concretas (7-12 anos): as crianças começam a entender relações lógicas e matemáticas;
  • Estágio das Operações Formais (12 anos em diante): as crianças começam a pensar de forma mais abstrata e hipotética.

Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson

Erik Erikson foi um psicólogo americano que desenvolveu uma teoria sobre o desenvolvimento psicossocial das pessoas. Segundo Erikson, o desenvolvimento psicossocial é dividido em oito estágios, cada um com uma crise a ser resolvida:

  • Estágio 1 – Confiança versus Desconfiança (0-1 ano): a criança aprende a confiar ou desconfiar dos outros;
  • Estágio 2 – Autonomia versus Vergonha e Dúvida (1-3 anos): a criança aprende a fazer coisas sozinha ou a sentir vergonha e dúvida sobre suas habilidades;
  • Estágio 3 – Iniciativa versus Culpa (3-6 anos): a criança aprende a tomar iniciativas ou a sentir culpa por seus atos;
  • Estágio 4 – Competência versus Inferioridade (6-12 anos): a criança aprende a se sentir competente ou inferior em relação aos outros;
  • Estágio 5 – Identidade versus Confusão de Papéis (12-18 anos): o adolescente busca uma identidade própria ou fica confuso em relação aos papéis que deve assumir;
  • Estágio 6 – Intimidade versus Isolamento (18-40 anos): o adulto busca relações íntimas com outras pessoas ou se isola;
  • Estágio 7 – Generatividade versus Estagnação (40-65 anos): o adulto busca contribuir para a sociedade ou fica estagnado;
  • Estágio 8 – Integridade versus Desespero (65 anos em diante): o idoso busca a integridade pessoal ou sente desespero em relação à vida.

Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg

Lawrence Kohlberg foi um psicólogo americano que desenvolveu uma teoria sobre o desenvolvimento moral das pessoas. Segundo Kohlberg, o desenvolvimento moral é dividido em seis estágios, divididos em três níveis:

For more information, please click the button below.
  • Nível Pré-convencional (até 9 anos): as pessoas agem de acordo com recompensas e punições;
  • Nível Convencional (adolescência e idade adulta): as pessoas agem de acordo com normas sociais e expectativas dos outros;
  • Nível Pós-convencional (algumas pessoas na idade adulta): as pessoas agem de acordo com seus próprios princípios e valores.

Conclusão

O crescimento e desenvolvimento humano são processos muito importantes na vida de qualquer pessoa, pois envolvem desde o aumento físico do corpo até a aquisição de habilidades e comportamentos. Para entender melhor esses processos, é importante conhecer as principais teorias do desenvolvimento humano, como as de Piaget, Erikson e Kohlberg.

FAQs

1) Qual é a diferença entre crescimento e desenvolvimento humano?

O crescimento humano refere-se ao aumento físico do corpo, como altura, peso e tamanho corporal. Já o desenvolvimento humano inclui a aquisição de habilidades e comportamentos, como falar, andar, pensar, se comunicar e se relacionar com outras pessoas.

2) O que é a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget?

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma teoria sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é dividido em quatro estágios: Estágio Sensoriomotor (0-2 anos), Estágio Pré-operatório (2-7 anos), Estágio das Operações Concretas (7-12 anos) e Estágio das Operações Formais (12 anos em diante).

3) Quais são os estágios do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson?

Os estágios do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson são: Estágio 1 – Confiança versus Desconfiança (0-1 ano), Estágio 2 – Autonomia versus Vergonha e Dúvida (1-3 anos), Estágio 3 – Iniciativa versus Culpa (3-6 anos), Estágio 4 – Competência versus Inferioridade (6-12 anos), Estágio 5 – Identidade versus Confusão de Papéis (12-18 anos), Estágio 6 – Intimidade versus Isolamento (18-40 anos), Estágio 7 – Generatividade versus Estagnação (40-65 anos) e Estágio 8 – Integridade versus Desespero (65 anos em diante).

Related video of av2 – crescimento e desenvolvimento humano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait