Atividades Sobre Figuras De Linguagem Com Tirinhas

Reza February 13, 2022
Só Atividades... Coletânea de atividades sobre Tipos de Linguagem 6º

As figuras de linguagem são recursos utilizados pelos escritores e oradores para dar mais expressividade e ênfase às suas mensagens. Elas são usadas para criar efeitos de sentido, tornando as frases mais interessantes e persuasivas.

As figuras de linguagem podem ser divididas em diversas categorias, como as figuras de som, de pensamento, de construção, de palavra, entre outras. Cada uma delas apresenta características próprias e pode ser utilizada de diversas maneiras.

Uma forma interessante de trabalhar as figuras de linguagem é por meio de tirinhas. As tirinhas são histórias em quadrinhos curtas, geralmente com um humor leve e descontraído, que podem ser usadas para exemplificar as figuras de linguagem de maneira lúdica e divertida.

Atividades sobre figuras de linguagem com tirinhas

A seguir, apresentamos algumas atividades que podem ser realizadas em sala de aula para trabalhar as figuras de linguagem com tirinhas:

1. Identificar as figuras de linguagem presentes na tirinha

Entregue uma tirinha para os alunos e peça que eles identifiquem as figuras de linguagem presentes na história. É importante que os alunos conheçam as diferentes categorias de figuras de linguagem para que possam identificá-las corretamente.

Depois que os alunos identificarem as figuras de linguagem, peça que eles expliquem qual é o efeito de sentido criado por cada uma delas na tirinha. Essa atividade ajuda os alunos a compreenderem como as figuras de linguagem contribuem para a construção do sentido dos textos.

For more information, please click the button below.

2. Criar uma tirinha com figuras de linguagem

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma tirinha utilizando pelo menos duas figuras de linguagem diferentes. Os alunos podem escolher o tema da tirinha e as figuras de linguagem que desejam utilizar.

Depois que os grupos terminarem as tirinhas, peça que eles as apresentem para a turma e que expliquem quais figuras de linguagem foram utilizadas e qual é o efeito de sentido criado por cada uma delas na história.

3. Identificar figuras de linguagem em músicas e filmes

Peça que os alunos assistam a um filme ou ouçam uma música e identifiquem as figuras de linguagem presentes na obra. Depois, eles devem escrever um pequeno texto explicando qual é o efeito de sentido criado por cada figura de linguagem identificada.

Essa atividade ajuda os alunos a entenderem que as figuras de linguagem estão presentes em diversos tipos de textos, não apenas nas tirinhas, e que elas contribuem para a construção do sentido das obras.

Conclusão

As atividades sobre figuras de linguagem com tirinhas são uma forma lúdica e divertida de trabalhar esse conteúdo em sala de aula. Além de ajudar os alunos a compreenderem as diferentes categorias de figuras de linguagem, essas atividades contribuem para o desenvolvimento da criatividade e da habilidade de produzir textos com mais expressividade e ênfase.

FAQs

1. Quais são as figuras de linguagem mais comuns nas tirinhas?

As figuras de linguagem mais comuns nas tirinhas são a ironia, a metáfora, a hipérbole e o eufemismo.

2. Como as figuras de linguagem contribuem para a construção do sentido dos textos?

As figuras de linguagem contribuem para a construção do sentido dos textos ao criar efeitos de sentido que vão além do sentido literal das palavras. Elas ajudam a tornar as frases mais interessantes e persuasivas, despertando a curiosidade e a atenção do leitor.

3. É possível trabalhar as figuras de linguagem apenas com tirinhas?

Não, as figuras de linguagem estão presentes em diversos tipos de textos, como músicas, filmes, poemas, entre outros. As tirinhas são apenas uma forma lúdica e divertida de trabalhar esse conteúdo em sala de aula.

Related video of atividades sobre figuras de linguagem com tirinhas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait