Atividades Com O Uso Dos Porquês

Reza September 3, 2021
ATIVIDADES COM O USO DOS PORQUÊS COM GABARITO

Os porquês são palavras que podem gerar muitas dúvidas na hora de escrever ou falar corretamente. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, existem diversas atividades que podem ser realizadas com o uso dos porquês. Neste artigo, vamos explicar algumas dessas atividades e como elas podem ser usadas.

Atividade 1: Compreensão de texto

Uma das atividades mais simples que podem ser realizadas com o uso dos porquês é a compreensão de texto. Nessa atividade, os alunos devem ler um texto e identificar as palavras que contêm a palavra “porque”. Em seguida, eles devem explicar o motivo pelo qual essa palavra foi usada no texto. Essa atividade ajuda a fixar o conceito de “porque” como conjunção causal.

Atividade 2: Preenchimento de lacunas

Outra atividade que pode ser realizada com o uso dos porquês é o preenchimento de lacunas. Nessa atividade, os alunos devem completar frases que estejam faltando a palavra “porque” de maneira correta. Essa atividade ajuda a fixar o conceito de “porque” como conjunção explicativa.

Atividade 3: Criação de frases

Uma terceira atividade que pode ser realizada com o uso dos porquês é a criação de frases. Nessa atividade, os alunos devem criar frases que contenham as palavras “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê”. Essa atividade ajuda a fixar as diferenças entre essas quatro palavras e como usá-las corretamente.

Atividade 4: Jogo do porquê

Outra atividade que pode ser realizada com o uso dos porquês é o jogo do porquê. Nesse jogo, os alunos devem formar grupos e criar perguntas com as palavras “por que”, “porque”, “por quê” e “porquê”. O grupo que acertar mais perguntas ganha o jogo. Essa atividade ajuda a fixar as diferenças entre essas quatro palavras e como usá-las corretamente de maneira lúdica.

Atividade 5: Identificação de erros

Uma quinta atividade que pode ser realizada com o uso dos porquês é a identificação de erros. Nessa atividade, os alunos devem ler frases que contenham as palavras “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê” e identificar os erros. Em seguida, eles devem corrigir as frases de maneira correta. Essa atividade ajuda a fixar as diferenças entre essas quatro palavras e como usá-las corretamente.

For more information, please click the button below.

Conclusão

As atividades com o uso dos porquês são uma maneira eficaz de ajudar os alunos a entender as diferenças entre essas quatro palavras e como usá-las corretamente. Essas atividades podem ser realizadas de maneira simples e divertida, ajudando a fixar o conteúdo de maneira mais eficiente.

FAQs

1- Qual é a diferença entre “por que” e “porque”?

A diferença entre “por que” e “porque” é que a primeira é usada em perguntas e a segunda é usada em respostas. “Por que” é uma locução interrogativa e deve ser usada quando se deseja fazer uma pergunta. Já “porque” é uma conjunção causal e deve ser usada para explicar o motivo de algo.

2- Quando devo usar “porquê” com acento?

“Porquê” com acento é usado apenas como substantivo e deve ser usado quando se deseja perguntar o motivo de algo. Por exemplo: “Qual é o porquê de você ter feito isso?”.

3- Como posso ajudar meu filho a entender os porquês?

Você pode ajudar seu filho a entender os porquês realizando atividades simples como as mencionadas acima. Além disso, é importante que você explique as diferenças entre as quatro palavras e como elas devem ser usadas corretamente. Ler textos e praticar a escrita também podem ajudar a fixar o conteúdo.

Related video of atividades com o uso dos porques

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait