Atividade Sujeito E Predicado 4 Ano

Reza December 7, 2021
Sujeito e predicado Sujeito e predicado Portal da Atividade

A atividade de identificação do sujeito e predicado é fundamental para o aprendizado da língua portuguesa. Nesse sentido, ela é ensinada desde cedo, sendo comum que alunos do 4º ano do ensino fundamental já tenham tido contato com esse conceito. Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é o sujeito e o predicado, como identificá-los e como trabalhar com essa atividade em sala de aula.

O que é sujeito e predicado?

O sujeito e o predicado são partes fundamentais da oração, que é a unidade básica da língua portuguesa. A oração é composta por um sujeito, que é aquele que pratica a ação, e um predicado, que é a informação sobre o sujeito.

Por exemplo, na oração “João correu para a escola”, João é o sujeito, pois é ele quem pratica a ação, e “correu para a escola” é o predicado, que informa o que João fez. É importante ressaltar que o predicado pode ser simples, composto, nominal ou verbal.

Como identificar o sujeito e o predicado?

Para identificar o sujeito e o predicado, é preciso analisar a estrutura da oração. Em geral, o sujeito vem antes do verbo, e o predicado vem depois do verbo.

Veja alguns exemplos:

  • “Maria comeu uma maçã” – Sujeito: Maria / Predicado: Comeu uma maçã
  • “O cachorro late muito” – Sujeito: O cachorro / Predicado: Late muito
  • “As crianças brincam no parque” – Sujeito: As crianças / Predicado: Brincam no parque

Vale ressaltar que nem sempre o sujeito vem antes do verbo. Em algumas situações, ele pode vir depois ou até mesmo estar implícito na oração.

For more information, please click the button below.

Como trabalhar com atividade sujeito e predicado no 4º ano do ensino fundamental?

A atividade de identificação do sujeito e predicado pode ser trabalhada de diversas formas em sala de aula, de acordo com o método e o material didático escolhido pelo professor. No entanto, algumas sugestões são:

  1. Exercícios de fixação: O professor pode elaborar ou selecionar exercícios que possam auxiliar os alunos na fixação do conteúdo. Esses exercícios podem ser de múltipla escolha, completar a frase, entre outros.
  2. Leitura de textos: O professor pode selecionar textos curtos e simples para que os alunos identifiquem o sujeito e predicado. Isso pode ser feito individualmente ou em grupo.
  3. Jogos: O professor pode criar jogos que envolvam a identificação do sujeito e predicado, como o jogo da memória ou o bingo.
  4. Músicas: O professor pode utilizar músicas que tenham frases simples e que possam auxiliar os alunos na identificação do sujeito e predicado.

Conclusão

A atividade de identificação do sujeito e predicado é fundamental para o aprendizado da língua portuguesa. É importante que os alunos do 4º ano do ensino fundamental tenham contato com esse conceito, a fim de aprimorar a sua compreensão da estrutura da oração. O professor pode utilizar diferentes métodos e materiais didáticos para trabalhar com essa atividade em sala de aula, sempre visando tornar o aprendizado mais lúdico e significativo para os alunos.

FAQs

1) Qual é a diferença entre sujeito e predicado?

O sujeito é aquele que pratica a ação na oração, enquanto o predicado é a informação sobre o sujeito.

2) Como identificar o sujeito e predicado?

Para identificar o sujeito e o predicado, é preciso analisar a estrutura da oração. Em geral, o sujeito vem antes do verbo, e o predicado vem depois do verbo.

3) Como trabalhar com atividade sujeito e predicado no 4º ano do ensino fundamental?

O professor pode trabalhar com exercícios de fixação, leitura de textos, jogos e músicas para que os alunos identifiquem o sujeito e predicado. É importante utilizar métodos e materiais didáticos que tornem o aprendizado mais lúdico e significativo para os alunos.

Related video of atividade sujeito e predicado 4 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait