Atividade Com Palavras Primitivas E Derivadas

Reza February 17, 2022
Exercícios de Ortografia

A atividade com palavras primitivas e derivadas é uma forma de trabalhar a compreensão e o uso da língua portuguesa. Nessa atividade, são apresentadas palavras primitivas e suas respectivas derivadas, e o objetivo é identificar a relação entre elas e usá-las corretamente em frases.

O que são palavras primitivas?

As palavras primitivas são aquelas que não derivam de outras palavras. Ou seja, são palavras que não são formadas a partir de nenhum outro elemento linguístico. Exemplos de palavras primitivas são: casa, carro, livro, mesa, etc.

O que são palavras derivadas?

As palavras derivadas são aquelas que são formadas a partir de outras palavras. Ou seja, são palavras que têm como base uma palavra primitiva, mas que sofreram algum tipo de alteração em sua estrutura. Essas alterações podem ser feitas por meio de prefixos, sufixos, vogais temáticas, entre outros elementos linguísticos. Exemplos de palavras derivadas são: casinha (a partir de casa), caríssimo (a partir de carro), livraria (a partir de livro), mesinha (a partir de mesa), etc.

Como funciona a atividade com palavras primitivas e derivadas?

Para realizar essa atividade, é necessário apresentar uma lista de palavras primitivas e suas respectivas derivadas aos alunos. Em seguida, os alunos devem identificar a relação entre elas e usá-las corretamente em frases.

Por exemplo, se a palavra primitiva apresentada for “casa”, as palavras derivadas podem ser “casinha”, “casarão”, “casar”, entre outras. Os alunos devem então formular frases usando essas palavras de forma correta e coerente.

Essa atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente, e pode ser adaptada de acordo com a faixa etária dos alunos. Para os mais novos, é possível apresentar palavras simples e suas derivadas mais comuns. Já para os mais velhos, é possível apresentar palavras mais complexas e desafiadoras.

For more information, please click the button below.

Qual a importância da atividade com palavras primitivas e derivadas?

A atividade com palavras primitivas e derivadas é importante porque permite aos alunos compreender a estrutura da língua portuguesa, bem como ampliar seu vocabulário. Ao compreender como as palavras são formadas e como elas se relacionam entre si, os alunos conseguem usar a língua de forma mais adequada e expressiva.

Além disso, essa atividade também ajuda a desenvolver a capacidade de leitura e compreensão dos alunos. Ao trabalhar com palavras derivadas, os alunos precisam fazer conexões entre as diferentes palavras e entender o significado de cada uma delas dentro do contexto da frase.

Exemplo de atividade com palavras primitivas e derivadas

A seguir, apresentamos um exemplo de atividade com palavras primitivas e derivadas:

Palavra primitiva: casa

  • Casinha
  • Casarão
  • Casar
  • Caseiro
  • Casebre
  • Casamento

Usando as palavras derivadas acima, os alunos podem formular frases como:

  • Minha casinha é pequena, mas é aconchegante.
  • O casarão da esquina é muito bonito, mas está abandonado.
  • Eu e minha namorada vamos casar no próximo ano.
  • O caseiro cuida muito bem da propriedade.
  • O casebre na beira da estrada está em ruínas.
  • O casamento foi adiado por causa da pandemia.

Conclusão

A atividade com palavras primitivas e derivadas é uma forma de trabalhar a compreensão e o uso adequado da língua portuguesa. Ao compreender como as palavras são formadas e como elas se relacionam entre si, os alunos conseguem ampliar seu vocabulário e usar a língua de forma mais expressiva e coerente.

FAQs

1. Quais são os benefícios da atividade com palavras primitivas e derivadas?

A atividade com palavras primitivas e derivadas permite aos alunos compreender a estrutura da língua portuguesa, ampliar seu vocabulário e desenvolver a capacidade de leitura e compreensão.

2. Como adaptar a atividade com palavras primitivas e derivadas para diferentes faixas etárias?

Para os mais novos, é possível apresentar palavras simples e suas derivadas mais comuns. Já para os mais velhos, é possível apresentar palavras mais complexas e desafiadoras.

3. Como usar a atividade com palavras primitivas e derivadas de forma mais criativa?

Além de usar as palavras derivadas em frases simples, é possível criar histórias, poesias e outros textos usando essas palavras de forma mais criativa e expressiva.

Related video of atividade com palavras primitivas e derivadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait